Quando o Liverpool foi fundado?
Um dos maiores clubes do planeta com uma das bases de fãs mais apaixonadas que existe no futebol, o Liverpool é referência em grandiosidade no mundo da bola. No entanto, quando o Liverpool foi fundado não era exatamente assim a história.
Desde o começo do século são múltiplos títulos ingleses, rivalidades gigantescas na Inglaterra e conquistas europeias. Essa é a história de um time que nunca andará sozinho!
Qual o ano de fundação do Liverpool?
O Liverpool foi fundado em 3 de junho de 1892, na cidade de Liverpool, na Inglaterra. O clube foi criado após uma disputa entre a diretoria do Everton, que ocupava o estádio de Anfield, e o proprietário do local, que aumentou o valor do aluguel.
Com a saída do Everton para o Goodison Park, o dono de Anfield, John Houlding, fundou seu próprio time para jogar no estádio. Originalmente, o nome também seria Everton, mas a Football Association não reconheceu o nome idêntico ao que se tornaria o rival.
Seus primeiros títulos vieram no começo do século, com quatro conquistas em 1901, 1906, 1921 e 1922. No entanto, sua próxima conquista foi apenas em 1947 e poucos anos depois foi rebaixado para a segunda divisão.
Em 1959, após fracassos na FA Cup, o treinador Bill Shankly foi apontado para liderar o time e chegou a rescindir com 24 jogadores, na tentativa de reconstruir a equipe. A estratégia deu certo, em poucos anos os Reds voltaram à elite inglesa, venceram a primeira divisão e foram campeões da FA Cup.
A sequência vitoriosa
Depois da chegada de Bill Shankly, o Liverpool entrou numa verdadeira sequência de conquistas, após muito tempo de seca e do rebaixamento para a segunda divisão. O técnico se aposentou em 1975 e foi sucedido por seu assistente Bob Paisley.
Paisley viria a conquistar 20 títulos em seus nove anos como técnico do Liverpool, entre títulos da liga inglesa, continentais e copas, apenas não venceu a FA Cup. Logo depois, seu assistente Joe Fagan também iniciaria outra era vitoriosa, tornando o Liverpool o primeiro clube inglês a conquistar a Liga Inglesa, a Copa da Liga e a Champions League.
Nos anos seguintes, a história do Liverpool também foi marcada por dois desastres nas arquibancadas. O primeiro foi num confronto na Champions League, quando torcedores ingleses avançaram no setor italiano e, com a tentativa de fuga, um muro chegou a cair. 39 torcedores morreram e outras centenas saíram feridos.
Já o incidente mais marcante foi na semifinal da FA Cup, entre Liverpool e Nottingham Forest, no desastre de Hillsborough. Por uma superlotação, centenas de torcedores dos Reds foram pisoteados, resultando em 97 mortes.
Quantos títulos tem o Liverpool?
Na sua grandiosa história, o Liverpool coleciona muitos títulos, apesar de seu sucesso na Premier League acabar sendo muito recente.
Na Inglaterra, é o segundo maior campeão da liga inglesa, com 19 títulos, atrás apenas das 20 conquistas do rival nacional, o Manchester United. A questão é que, após a transformação em Premier League, os Reds venceram apenas uma vez, em 2019-20.
Ainda assim são 70 títulos na sua história, com seis conquistas da Champions League, sendo uma delas a grande virada em Istanbul, em 2005, contra o Milan. O único Mundial de Clubes do Liverpool foi contra o Flamengo, em 2019.
Quais os maiores jogadores do Liverpool?
Sendo um dos maiores clubes da história do futebol, o Liverpool também carrega muitos nomes grandiosos que já passaram por Anfield. Um dos mais marcantes foi o atacante escocês Kenny Dalglish, que conquistou oito títulos da liga inglesa e três taças da Champions League.
Outro nome de destaque é Ian Rush, com mais de 600 jogos pelo clube e mais de 300 gols, sendo o maior artilheiro da história do Liverpool. Nomes que também valem a lembrança são o de Steven Gerrad, capitão por mais de 10 anos dos Reds, e Robbie Fowler, segundo maior artilheiro do clube na Premier League, atrás apenas de Mohamed Salah.
Quantos brasileiros já passaram pelo Liverpool?
Entre tantos jogadores, não foram muitos os brasileiros que marcaram a história vitoriosa do Liverpool. No entanto, mais recentemente, alguns atletas tiveram maior reconhecimento e foram até protagonistas, diferentemente do goleiro Diego Cavalieri, que pouco jogou por lá.
Talvez um dos símbolos num time sem muitas estrelas, Philippe Coutinho foi um dos jogadores que mais marcou a Premier League pelo Liverpool, até sua conturbada saída para o Barcelona. Também é possível citar Lucas Leiva, que mesmo não tendo uma passagem vitoriosa, ajudou o clube em momentos complicados na liga inglesa.
Além deles, mais recentemente, Roberto Firmino, Alisson e Fabinho foram alguns destaques do Liverpool, até mesmo na conquista da Champions League em 2019 e da Premier League em 2020.