O futebol sul-americano ganhou seu primeiro “multi-club ownership” (multipropriedade de clubes, em inglês). Trata-se de Grupo Independiente, do Equador. Como o nome já sugere, trata-se de um projeto do Independiente del Valle (EQU).
Buscando ampliar seus negócios no futebol, o empresário equatoriano Michel Deller, dono do clube desde 2007, criou seu próprio conglomerado de clubes. Além do Del Valle, o grupo controla duas filiais no Equador: o Independiente Juniors (sub-20) e o Independiente Dragonas (feminino).
Na Europa, o grupo possui participação acionária no Numancia, da Espanha, e agora é sócio majoritário do Atlético Huila, da Colômbia. A aquisição do clube foi realizada na última semana, por um valor entre 6 e 7 milhões de dólares (entre R$ 30 mi e R$ 35 mi) por 95% das ações da equipe colombiana.
“O Grupo Independiente adquiriu a equipe do Atlético Huila, um clube importante do futebol colombiano, com o objetivo de implementar o Método Independiente, que se enfoca na formação de talento de alto rendimento e na construção de processos esportivos de médio e longo alcance, para alcançar a excelência desportiva e institucional”, publicou o Grupo Independiente em nota oficial.
“Como parte da aquisição, o grupo concentrará seus esforços com a visão em recursos humanos, infraestrutura desportiva e tecnologia de última geração, para garantir que a equipe tenha as ferramentas necessárias para alcançar seus objetivos com o tempo”, finalizou,
O Atlético Huila foi fundado em 1990, e em sua sede em Neiva, cidade de cerca de 350 mil habitantes. Atualmente, a equipe disputa a primeira divisão do campeonato colombiano. Assim como o Manchester City no City Group, o Independiente del Valle será o principal clube do Grupo Independiente.