Quando o Milan foi fundado?
O Milan é um dos clubes de futebol mais icônicos do mundo, com uma história rica e uma base de fãs leais em todo o planeta. Mas como e quando o Milan foi fundado? E quem são alguns dos maiores jogadores que já passaram pelo clube?
Os rossoneri, durante muitos anos, foram um clube temido pela Europa e ainda é uma das maiores instituições do futebol, apesar de, recentemente, passar por anos de seca durante a dominação da Juventus.
Ainda assim, é um dos grandes vencedores do continente e da Itália, com uma história de rivalidade e grandes nomes.
Qual o ano de Fundação do Milan?
O Milan foi fundado ainda no século XIX, em 1899, pelo inglês Herbert Kilpin, até por isso tem, até hoje, a nomenclatura em inglês da cidade, diferente da versão italiana em ‘Milano’.
Demorou pouco tempo para os rossoneri serem campeões pela primeira vez no país, em 1901, encerrando a sequência campeã do Genoa, o primeiro a conqusitar a liga italiana.
As cores, inclusive, que dão o nome rossoneri ao Milan, foram inspirados no ‘fogo e no medo dos adversários’, segundo Kilpin. “Um time de diabos”, definiu o inglês.
Em 1908, no entanto, há um racha dentro do clube sobre a contratação de jogadores estrangeiros. Isso resulta na criação de um outro clube na cidade, a Internazionale Milan, o maior rival do Milan.
Curiosamente, após essa fratura na instituição, o Milan só voltou a ser campeão italiano na década de 1950, enquanto o novo rival conquistou a liga cinco vezes nesse período.
O retorno à glória
Nos anos 50 e 60, contudo, o Milan voltou a ser um time conquistador de títulos e se afirmou como um dos grandes não só da Itália, mas chegou à conquistas europeias.
Na década de 1950 foram quatro Scudettos para os rossoneri, e na década seguinte o primeiro triunfo europeu, sobre o Benfica, em 1963.
Apesar de chegar ao seu décimo título em 1979, pouco tempo depois o Milan foi punido pela liga italiana e rebaixado para a Série B. A polêmica foi um envolvimento com um esquema de apostas, que pagava jogadores e juízes para combinação de resultados.
O Milan voltou rapidamente, sendo campeão da Série B, mas da mesma maneira foi rebaixado novamente, entrando também em crise financeira. Esta, resolvida pela chegada de Berlusconi, que investiu altas quantias no clube.
Assim, nos anos 80, Arrigo Sacchi chega para comandar o time, com outros reforços em Ruud Gullit, van Basten e Rijkaard, juntos com Maldini e Baresi. O Milan volta a ser campeão em 1988 e formou um dos melhores times da história.
Quantos títulos tem o Milan?
O Milan tem uma história muito rica em conquistas, tendo ganho muitos títulos nacionais e internacionais ao longo dos anos. Apesar da seca nos últimos tempos, ainda é o recordista italiano em títulos da Champions League, com sete ao total.
Além disso, é o segundo maior campeão da Serie A, empatado com o seu maior rival, a Inter, que também tem os mesmos 19 títulos da liga italiana. Por fim, venceu uma vez o Mundial de Clubes, sobre o Boca Juniors, em 2007 e três vezes o Intercontinental.
Quais os maiores jogadores da história do Milan?
Entre tantos títulos e histórias, o Milan reserva uma longa lista de grandes jogadores. Uma dupla que não pode faltar é Paolo Maldini e Franco Baresi, que jogaram apenas no Milan durante toda a carreira.
Além disso, formaram uma das defesas mais sólidas que o futebol já viu, com ambos sendo multi-campeões pelos rossoneri. Baresi participou de sete títulos da liga italiana com três troféus da Champions League. Já Maldini empata em ligas italianas, mas venceu cinco vezes o campeonato continental.
Outra combinação de grandes jogadores é o trio sueco, Gunnar Gren, Gunnar Nordahl e Nils Liedholm que ajudaram o Milan a voltar às suas glórias na década de 1950. Falando em glórias, Gianni Rivera também é um nome de destaque, conquistando as duas primeiras Champions League do Milan.
Quais brasileiros já passaram pelo Milan?
Entre tantos grandes jogadores, alguns brasileiros também podem ser citados como responsáveis por escrever a história dos rossoneri. Um destaque é para Kaká, que ganhou a Bola de Ouro em 2007 após o título continental e mundial dos italianos.
Outro brasileiro que marcou em sua passagem pelo clube foi o goleiro Dida, que conquistou duas Champions League com o Milan, inclusive salvando três pênaltis na final contra a Juventus, em 2003.
Além deles, Ronaldinho, Robinho, Cafu e até mesmo Alexandre Pato podem ser citados como alguns brasileiros que passaram pelo Milan na história triunfante dos rossoneri.