O Vitória está fazendo uma grande campanha nas primeiras rodadas da Série B, surpreendendo até seus torcedores. O time vinha fazendo uma péssima temporada antes de começar a segundona, mas agora as coisas mudaram na equipe de Salvador. A equipe venceu em casa Ponte Preta e Londrina, e ganhou fora de ABC e Botafogo-SP, com 11 gols marcados e nenhum sofrido.
O time teve um péssimo desempenho no Campeonato Baiano, vencendo três jogos, perdendo três e empatando três, com 11 marcados e 11 sofridos. Assim, acabou apenas na sexta posição de 10 participantes e não avançou no mata-mata. Esse desempenho tirou o time da Copa do Brasil 2024, só conseguirá a vaga se for campeão da Série B.
Na Copa do Nordeste, o time também fez uma campanha fraca, com quatro derrotas, três empates e só uma vitória, acabando em sétimo lugar e longe de classificação para o mata-mata. Porém, mesmo que tenha ido mal no estadual desse ano, vai jogar a próxima edição do torneio regional, já que o Bahia venceu o estadual, e a segunda vaga do estado é para o time com melhor ranking da CBF, no caso, o Vitória.
O que o Vitória fez para melhorar?
A temporada do rubro-negro teve também queda na primeira fase da Copa do Brasil, perdendo por 2×0 para o Nova Iguaçu. Nada levava a crer que a equipe começaria bem na segundona. Porém, o time atual é bem diferente do começo da temporada, chegaram 12 nomes para a segundona, como Léo Gamalho, Giovanni Augusto e o lateral Zeca. Assim, ganhou fôlego para a competição nacional.
O Vitória começou o ano com o técnico João Burse, que foi demitido em 5 de fevereiro, após derrota para o CSA, na Copa do Nordeste, ele estava há 24 jogos na equipe e levado o acesso à Série B no ano passado. Para o seu lugar, chegou Léo Condé, que arrumou a casa somente na disputa da segundona.