Quando o Chelsea foi fundado?

O Chelsea é uma equipe inglesa, fundada em Londres no dia 10 de março de 1905. Diante de seus 118 anos de história, conquistou duas Ligas dos Campeões da Europa, seis campeonatos ingleses, duas Liga Europa, um Mundial de Clubes e diversos outros títulos.

Pela equipe já passaram ganhadores da Bola de Ouro e jogares que estão incluídos no Hall da Fama da Premier League, como Frank Lampard (atual treinador do time profissional), Didier Drogba, Petr Cech. Além desses, diversos outros craques vestiram a camisa azul, como Fernando Torres, John Terry e Michael Essien.

Apesar dessa história pesada, não vem muito bem nessa temporada. A equipe, que já possuiu 4 comandantes diferentes na temporada, briga na segunda metade da tabela e vê a disputa de competições europeias muito distante, mesmo gastando 600 milhões de libras na última janela de transferências.

Fundação e primeiras temporadas

A história do Chelsea começa antes mesmo do clube ser fundado. Em 1896, os irmãos Mears (Henry Augusto “Gus” e Joseph “Joe”) comparam um estádio no oeste de Londres, chamado Stamford Bridge. Porém, pelas leis inglesas, só puderam tomar posse dele em 1904, quando o atual dono faleceu.

Quando tomaram posse definitiva do estádio, tentaram convencer o presidente do Fulham, outra equipe londrina, a sediar seus jogos lá. Após o acordo não ser fechado, os irmãos decidiram manter o estádio para si e criar um clube para usá-lo de casa: e assim surgiu o Chelsea Football Club.

Disputou sua primeira partida em 2 de setembro do mesmo ano, e terminou sua primeira temporada na terceira colocação do campeonato. Após muitas oscilações entre Primeira e Segunda Divisão, chegou perto de conquistar a Copa da Inglaterra de 1915, mas foi derrotado na final e, na mesma temporada, ficou em último lugar.

Após o fim da Primeira Guerra Mundial, o clube teve sua melhor temporada até então. Terminou em terceiro do campeonato e chegou às semifinais da Copa da Inglaterra. O Chelsea foi rebaixado novamente na temporada 1923-1924 e retornou à elite somente em 1929-1930, na qual se manteve por 32 anos consecutivos.

Primeiros Títulos

Depois de muitos altos e baixos, o Chelsea conseguiu se estruturar após a Segunda Guerra Mundial. Em 1955, a equipe conquista o Campeonato Inglês de forma inesperada, com uma equipe composta por muito jogares jovens que vieram da base. Esse título daria aos Blues a oportunidade de jogar a Champions League, mas os dirigentes não gostaram da proposta e preferiam focar em competições nacionais. O clube não conseguiu manter o embalo de campeão e ficou mais 10 anos sem uma taça.

Em 1962 o Chelsea foi rebaixado novamente e agora teria uma nova gestão. Voltou à primeira divisão um ano depois e foi vice-campeão do Campeonato Inglês. Na temporada 1964-1965, foi campeão da Copa da Liga Inglesa batendo o Leicester na final. Na mesma década, venceu sua primeira Copa da Inglaterra em 1969-1970.

O clube ficou mais um longo período sem conquistar um grande título, que foi a própria Copa da Inglaterra de 1996-1997. A equipe ainda ganhou a Copa da Liga Inglesa de 1997-1998 e fechou o milênio sendo campeão do Campeonato Inglês de 1999-2000.

As glórias do século XXI

No início dos anos 2000, o Chelsea conseguiu conquistar dois grandes títulos na mesma temporada pela primeira vez em sua história. Foi em 2004-2005, quando venceu a Copa da Liga Inglesa e o Campeonato Inglês (que foi bicampeão em 2005-2006). E Inglaterra estava ficando pequena para o Chelsea e, assim, a equipe foi campeã da Liga dos Campeões em 2011-2012, após uma grande final contra o Bayern de Munique. No próximo ano, conquistou sua primeira Europa League.

O clube foi coroado o dono da Europa novamente em 2020-2021, quando bateu o poderoso Manchester City na final e se sagrou bicampeão da Champions League. Na mesma temporada, ainda venceu seu primeiro Mundial de Clubes em cima do Palmeiras (a equipe perdeu para o Corinthians em 2012). Foi o último título conquistado pelos Blues até então, que vive uma fase conturbada tanto dentro como fora dos gramados.