Com o inicio da Copa do Mundo se aproximando, muitos jogadores temem sofrer lesões e ficarem de fora da principal competição do ano.
E a ansiedade pode acabar sendo um agravante em lesões, de acordo com psicólogos e preparadores físicos de equipes, pois causa reações físicas como a tensão muscular, que pode facilitar o surgimento de uma contusão.
Em entrevista à Folha de São Paulo, o psicólogo do esporte, Eduardo Cillo, explicou que sobre os fatores que relacionam a ansiedade e as lesões.
“Fibras musculares tensionadas perdem flexibilidade, e, no choque ou com deslocamentos, isso pode acabar provocando uma lesão”, disse o doutor em psicologia pela USP.
Jogadores como Romário, Michael Ballack, David Beckham e Michael Owen, Marco Van Basten e Alfredo Di Stéfano fazem parte da lista de atletas que já ficou de fora de uma Copa do Mundo por lesão.
Ainda em entrevista ao periódico, Gisele Silva, psicóloga do Palmeiras, fala que as emoções são fatores positivos, porém a ansiedade elevada afeta também no desempenho do atleta.
“As emoções são muito bem-vindas em intensidades adequadas. A ansiedade está relacionada ao planejamento futuro, e o medo, à analise de riscos iminentes. Ou seja, são dois fatores essenciais para a performance de alto rendimento. O ideal é que o trabalho seja conduzido para que o atleta consiga identificar a intensidade favorável dessas emoções para a sua performance”, disse a profissional.
Copa do Mundo começa em novembro
A Copa do Mundo tem seu inicio em novembro, ou seja daqui há cerca de sete meses. A partida entre Senegal e Holanda, no dia 21/11, às 7h (de Brasília), marca o primeiro jogo da competição. Algumas horas depois, às 13h, o Qatar enfrenta o Equador, em duelo que também deve receber a Cerimonia de Abertura do torneio.
Já o Brasil começa sua busca pelo hexacampeonato três dias depois. No dia 24/11, às 16h, a seleção enfrenta a Sérvia, pelo grupo G da competição. Os outros integrantes da chave são Suíça e Camarões.