O Lyon comunicou nesta segunda-feira (8) que John Textor, dono da SAF do Botafogo, é o novo presidente executivo do clube. O norte-americano comprou o clube francês em dezembro de 2022.
Texto chega para substituir Jean Michel-Aulas no cargo. Aulas será presidente de honra do clube.
Textor no futebol francês
A decisão de colocar John Textor no comando ocorreu durante reunião do conselho de administração do OL Groupe no último dia 5 de maio. Textor vai assumir o comando até o final de seu mandato como administrador do grupo.
O antigo dirigente estava no cargo desde 1987, assumindo o clube quando ele estava na 2ª divisão. Em mais de 30 anos de administração, Aulas foi responsável por sete títulos seguidos do campeonato francês (2002 a 2006), uma Copa do Liga (2001) e duas Copas da França (2008 e 2012).
Jean Michel Aulas tinha divergências com Textor, especialmente sobre a política esportiva do investidor norte-americano. Agora, o mandatário do clube francês está à frente do Crystal Palace, do Botafogo e do próprio Lyon.
Confira o comunicado emitido pelo clube sobre a mudança no cargo de presidente executivo:
“Durante a reunião de 5 de maio, o conselho de administração do OL Groupe nomeou John Textor como presidente do conselho de administração a partir de 5 de maio até o final do seu mandato de administrador, após a interrupção das funções do senhor Jean-Michel Aulas como CEO do OL Groupe”.