O Athletico Paranaense está investigando um possível ato de racismo que ocorreu na partida contra o Flamengo no último domingo (7). Em imagens que circulam nas redes sociais, um torcedor do Furacão foi flagrado imitando um macaco para provocar os torcedores do clube carioca.
Com isso, o Athletico pode ser punido pela CBF e perder pontos no campeonato brasileiro.
Incidente envolvendo torcida do Athletico Paranaense
Após tomar conhecimento sobre o ato, o Athletico comunicou em suas redes sociais que abriu investigações para apurar o caso e reunir provas. O clube espera enviar vídeos e dados para as autoridades responsáveis.
Além disso, o clube realiza um processo interno para identificar o torcedor que praticou atos racistas a fim de tomar as devidas punições, como suspensão de ir ao estádio. Veja o comunicado do Athletico:
Para esta temporada, a CBF adotou medidas mais rígidas de combate ao racismo em partidas de futebol. Em função dos inúmeros casos que ocorreram no Brasil em 2022, a entidade adotou uma postura de punir esportivamente os clubes em casos de racismo, sejam eles vindos da própria organização ou da torcida.
Nesse sentido, um ato praticado por um torcedor do Athletico pode acarretar perda de pontos, perda de mando de campo e multas para o clube. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, falou sobre o assunto em fevereiro deste ano durante conferência.
“Além das sanções esportivas, todo e qualquer ato de racismo ou qualquer discriminação, a súmula da partida também será encaminhada para o Ministério Público e à Polícia Civil para que o processo não morra apenas na esferas esportiva. E que os infratores também sejam punidos pela lei”, explicou.
Por fim, o clube paranaense reforça sua postura de combate ao racismo e se coloca à disposição das autoridades.