Você sabe qual é o clube considerado o “Rei dos contra-ataques” no Brasileirão? Um levantamento do Espião Estatístico analisou os desempenhos dos clubes da competição no quesito “gols em contra-ataque”. Os números chamam a atenção quando são comparados os dois time no topo da tabela do torneio: o líder Botafogo e o vice-líder Fortaleza.
O líder do Brasileirão com nove pontos tem o quinto melhor ataque da competição, com 48 gols marcados e média de 1,92 por jogo. Mas só dois (4%) desses gols foram marcados em jogadas de contra-ataque. E já no lado defensivo, o time treinado por Luis Castro não sofreu nenhum gol neste tipo de jogada.
No entanto, o více-lider Fortaleza tem os mesmos sete pontos de Palmeiras e Internacional (ambos com 55% de posse de bola no ano), mas ganha deles no saldo de gols, com três a mais que a dupla de rivais. Coincidentemente, o Fortaleza já fez três gols em contra-ataques no Brasileirão, um no Coritiba e dois na goleada por 4 a 2 sobre o Fluminense.
No entanto, a estatística se torna impressionante quando analisamos a temporada inteira do Leão do Pici. No ano, o Fortaleza já fez 75 gols, média 2,42 por partida, segunda melhor marca entre a elite. E até aqui tem a impressionante marca de 16 gols a partir de contragolpes (21%). Por outro lado, o time do argentino Juan Pablo Vojvoda sofreu apenas dois gols neste tipo de jogada em toda a temporada de 2023.