Confira o desempenho dos clubes brasileiros no 1º turno da Libertadores

O primeiro turno da fase de grupos da Copa Libertadores se encerrou nesta semana. Ainda não é possível definir nenhum panorama em relação à classificação para a fase de mata-mata; mas, sim, avaliar o desempenho dos clubes brasileiros na competição.

Flamengo

Atual campeão do torneio, o Flamengo teve um início muito aquém na competição. Após uma derrota para o Aucas, que acabou resultando na demissão do treinador Vítor Pereira, o rubro-negro conseguiu se recuperar com uma vitória contra o Ñublense. No entanto, quando teve a oportunidade de se colocar em uma posição confortável no grupo, o time treinado atualmente por Jorge Sampaoli empatou em 1 a 1 com o Racing, fechando a primeira fase na segunda colocação de seu grupo, apenas um ponto atrás de Aucas (3°) e Ñublense (4°).

Internacional

Apesar de ainda não ter sido derrotada no Libertadores, o Inter perdeu pontos importantes na competição. O Colorado empatou com o Independiente Medellín e o Nacional-URU, e venceu o Metropolitanos. O time gaúcho fechou o primeiro turno na vice-liderança do grupo com 5 pontos e está a dois do Nacional, que lidera. O Independiente Medellín, por sua vez, está na cola, em 3°, com 4 pontos.

Palmeiras

Apesar de uma derrota na estreia para o Bolívar, o Palmeiras acabou se recuperando na competição. O time de Abel Ferreira venceu o Cerro Porteño e o Barcelona de Guayaquil nas últimas duas rodadas, terminando o primeiro turno na segunda colocação, empatado com o líder Bolívar em pontos (6). Ainda há uma folga de 3 pontos para o Barcelona (3°) e Cerro Porteño (4°).

Fluminense

O Fluminense é sem dúvidas o time brasileiro que vive melhor fase na Libertadores. E da para afirmar que o clube carioca é o que está jogando o melhor futebol entre todas as equipes da competição. No que era considerado o “grupo da morte”, o Tricolor das Laranjeiras teve 100% de aproveitamento no primeiro turno, vencendo Sporting Cristal (3 a 1, de virada), The Strongest (1 a 0) e River Plate (5 a 1). O time de Fernando Diniz tem 6 pontos de folga para os seus adversários no grupo.

Corinthians

Outro clube prejudicado pela troca de técnicos, o Corinthians teve um bom início na competição, vencendo o Liverpool-URU por 3 a 1 fora de casa. No entanto, jogando em casa, o time alvinegro desandou, com derrotas para o Argentinos Juniors e Independiente Del Valle. Com isso, o Timão ocupa o 3° lugar com 3 pontos somados, três a menos que o Del Valle (2º).

Athletico-PR

No grupo G, ao lado do Atlético-MG, o Athletico-PR segue invicto na fase de grupos e lidera a sua chave. O furacão empatou por 0 a 0 com o Alianza Lima, mas na sequência se recuperou com a vitória por 2 a 1 sobre o Galo, na Arena da Baixada, somando mais 3 pontos. Nesta semana, o time paranaense conquistou uma vitória heróica sobre o Libertad, e assumiu a liderança do grupo.

Atlético-MG

O Galo também vive uma situação complicada na competição. O time mineiro estreou com derrota por 1 a 0 para o Libertad, em pleno Mineirão. No compromisso seguinte, novo revés, para o Furacão. Já na última quarta, venceram a primeira e, com dois gols de Igor Gomes, derrotaram o Alianza Lima por 2 a 0 na Arena Independência. Com isso, o Galo é o 3° colocado do grupo, com 3 pontos somados, a um do Alianza Lima (2°) e 4 do Athletico.