As torcidas de Grêmio e Cruzeiro têm motivo motivo para ficarem empolgadas com as equipes na Copa do Brasil. As equipes se enfrentam nas oitavas de final da Copa do Brasil e o vencedor pode ficar bem próximo do título.
Isso porque, em todas as vezes que as equipes se enfrentaram no torneio, o vencedor do duelo se sagrou campeão daquela edição da Copa do Brasil.
Curiosidade sobre Grêmio x Cruzeiro na Copa do Brasil
As equipes já se enfrentaram três vezes ao longo das 34 edições. A primeira vez que as equipes se enfrentaram na Copa do Brasil foi na final do torneio de 1993. Após um empate do Rio Grande do Sul, o Cruzeiro venceu a partida de volta em Minas Gerais por dois a um e conquistou seu primeiro título da competição.
Depois, Grêmio e Cruzeiro só se encontraram na semifinal de 2016. Dessa vez, o Tricolor Gaúcho levou a melhor, com um vitória por dois a zero em Minas e um empate por zero a zero no Sul.
A equipe de Renato Gaúcho, que era o treinador na época, venceu o Atlético Mineiro na decisão para levantar seu quinto caneco do torneio. O último encontro entre os times aconteceu na semifinal da Copa do Brasil do ano seguinte.
Na edição de 2017, o Cruzeiro despachou o Grêmio nos pênaltis, após perder o jogo de ida por um a zero no Sul e conseguir devolver o placar em Minas. A Raposa avançou para a final e venceu o Flamengo para conquistar o quinto troféu da Copa do Brasil.
Portanto, coincidência ou não, os torcedores podem se apegar à mística e ao histórico para ter otimismo nesse confronto. Os jogos de ida e volta da edição 2023 estão marcados para as semanas dos dias 17 e 31 de maio, ainda sem data e horário exatos.