O Estádio Paulo Machado de Carvalho, popularmente conhecido como Pacaembu, é um dos maiores e mais relevantes palcos da história do futebol brasileiro. Com mais de 80 anos de história, o estádio já abrigou alguns dos maiores e mais marcantes jogos do país, tendo servido de casa para os principais clubes do estado de São Paulo: Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.
Confira a seguir cinco jogos que ficaram marcados na eternidade, e que tiveram como palco o Pacaembu:
Palestra Itália 6×2 Coritiba e Corinthians 4×2 Atlético Mineiro – 28 de abril de 1940
O dia 28 de abril de 1940 ficou marcado como o dia em que foi realizada a primeira partida no Pacaembu. Após a inauguração no dia anterior, dois dos maiores clubes do estado de São Paulo disputaram partidas ali, em confrontos válidos pelo Torneio Cidade de São Paulo.
Na preliminar, o Palestra Itália, que anos mais tarde se tornaria o Palmeiras, goleou o Coritiba por 6 a 2. Depois, foi a vez do Corinthians bater o Atlético-MG por 4 a 2. Na finalíssima, o Palestra Itália acabou se sagrando o grande campeão com uma vitória por 2 a 1 contra o rival alvinegro.
Brasil x Suíça – 28 de junho de 1950
Nesta data, o Pacaembu realizou sua estreia em Copas do Mundo, no que foi um confronto entre a Seleção Brasileira e a Suíça. No que foi a primeira Copa em solo brasileiro, a seleção Canarinho acabou ficando no empate com os europeus, com um resultado de 2 a 2.
Corinthians x Boca Juniors – 4 de julho de 2012
Um dos dias mais inesquecíveis para o torcedor do Corinthians. Depois de empatar com o Boca Junior por em 1 a 1 em plena La Bombonera, o Timão entrou no gramado do Pacaembu para disputar o jogo de volta da finalíssima da Copa da Libertadores. Com uma vitória por 2 a 0, o Timão derrotou os xeneizes e conquistou o título inédito em sua história.
Flamengo x Fluminense – Carioca de 2016
Além de ter sido casa dos clubes de São Paulo, o Pacaembu também já foi palco de um clássico histórico de outro estado. O episódio aconteceu em 2016, quando Flamengo e Fluminense levaram mais de 28 mil espectadores ao palco paulista. As duas equipes empataram em 0 a 0.
Palmeiras 6×7 Santos – 6 de março de 1958
Um dos maiores confrontos da história do Clássico da Saudade aconteceu no Pacaembu. Palmeiras e Santos eram os dois melhores times do país nas décadas de 50 e 60, e em um confronto válido pela Copa Rio-São Paulo, as duas equipes protagonizaram uma das partidas mais incríveis da história do futebol nacional.
O Santos, liderado por nomes como Pelé, Pepe e Coutinho, chegou a vencer o jogo pelo placar de 5 a 2. No entanto, a equipe alviverde, liderada por Mazzola e Waldemar Fiúme, se recuperou e chegou a virar o placar para 6 a 5. Já nos minutos finais do jogo, o Santos conseguiu novamente ficar na frente do marcador e venceu o confronto por 7 a 6.