Haaland tem tudo para se tornar um dos nomes que serão lembrados por muito tempo no futebol. O atacante chegou ao seu gol de número 33 na Premier League e ganhou os louros do técnico Pep Guardiola.
Com o tento na goleada por 4 a 1 diante do Arsenal na última quarta-feira (26), o norueguês deve terminar a temporada como o maior artilheiro da competição com 20 times.
E não para por aí. Falta somente mais um para alcançar a artilharia de uma única edição da Premier, que pertence a Andy Cole, pelo Newcastle, e Alan Shearer, com a camisa do Blackburn, que marcaram 34 gols em 93/94 e 94/95, respectivamente. Na época, o campeonato tinha 22 times.
Se tratando de estrangeiros, o único que havia conseguido esse feito foi George Robledo. O chileno balançou as redes 33 gols na temporada 1951/52 pelo Newcastle e era o único não-britânico a conseguir o feito.
Em entrevista coletiva após o clássico, o técnico Pep Guardiola não só elogiou o artilheiro, como também exaltou seu entrosamento com o meia Kevin De Bruyne.
“Erling (Haaland) é uma ameaça incrível. Em temporada anterior com um falso nove, jogamos muito diferente, mas a conexão dele com Kevin (De Bruyne) é extraordinária“, destacou.
E a artilharia geral do Campeonato Inglês?
Esse recorde ainda está um pouco distante para Haaland, mas é sabido que nada parece ser impossível para o jogador. A maior artilharia da história do inglês no geral é de Dixie Dean, que marcou 60 gols a serviço do Everton, na temporada 1927/28. Aquele campeonato foi disputado por 22 times, com cada um disputando 42 jogos.
Dependendo apenas de si para ser campeão, o City volta a campo diante do Fulham, no próximo domingo (30), às 10h (de Brasília), fora de casa.