Em homenagem ao lendário Manga, o Dia do Goleiro no Brasil é comemorado em 26 de abril. Recentemente, a revista France Football elegeu os 10 maiores goleiros da história do futebol, mas acabou não incluindo nenhum brasileiro na lista.
O ranking é encabeçado por Lev Yashin, lenda russa, conhecido também como “Aranha Negra”. Ele atuou por um único clube em sua carreira: o Dínamo de Moscou. No entanto, seu maior destaque foi com a seleção soviética, tendo atuações espetaculares nas Copas de 58, 62, 66 e 70.
A lista conta com apenas dois goleiros que ainda estão em atividade: o alemão Manuel Neuer, que atualmente defende as cores do Bayern de Munique; e o italiano Gianluigi Buffon, que atua pelo Parma, clube que disputa a segunda divisão da Itália.
O pódio (Top-3) é completado pelo inglês Gordon Banks e o italiano Dino Zoff. Banks foi o titular em sua posição na única conquista da Seleção Inglesa na Copa do Mundo FIFA, sofrendo gol apenas nas semifinais da competição.
O goleiro teve como lance mais famoso a defesa marcada por impressionante agilidade, usando um leve toque para impedir um gol dado como certo em cabeceio de Pelé, nos primeiros minutos de duelo de Inglaterra e Brasil na Copa do Mundo FIFA de 1970
Já Dino Zoff entrou para a história como o jogador de futebol mais velho a ser campeão de uma Copa do Mundo FIFA, feito acontecido em 1982, em que Zoff tinha quarenta anos e, era o capitão da seleção italiana. Ainda nessa copa, Zoff se tornou o segundo goleiro a levantar a taça de campeão mundial.
Confira a lista completa:
- Lev Yashin (Rússia)
- Gordon Banks (Inglaterra)
- Dino Zoff (Itália)
- Gianluigi Buffon (Itália)
- Manuel Neuer (Alemanha)
- Peter Schmeichel (Dinamarca)
- Sepp Maier (Alemanha)
- Iker Casillas (Espanha)
- Edwin van der Sar (Holanda)
- Peter Shilton (Inglaterra)