Quais são os 10 maiores goleiros da história do futebol?

Em homenagem ao lendário Manga, o Dia do Goleiro no Brasil é comemorado em 26 de abril. Recentemente, a revista France Football elegeu os 10 maiores goleiros da história do futebol, mas acabou não incluindo nenhum brasileiro na lista.

O ranking é encabeçado por Lev Yashin, lenda russa, conhecido também como “Aranha Negra”. Ele atuou por um único clube em sua carreira: o Dínamo de Moscou. No entanto, seu maior destaque foi com a seleção soviética, tendo atuações espetaculares nas Copas de 58, 62, 66 e 70.

A lista conta com apenas dois goleiros que ainda estão em atividade: o alemão Manuel Neuer, que atualmente defende as cores do Bayern de Munique; e o italiano Gianluigi Buffon, que atua pelo Parma, clube que disputa a segunda divisão da Itália.

O pódio (Top-3) é completado pelo inglês Gordon Banks e o italiano Dino Zoff. Banks foi o titular em sua posição na única conquista da Seleção Inglesa na Copa do Mundo FIFA, sofrendo gol apenas nas semifinais da competição.

O goleiro teve como lance mais famoso a defesa marcada por impressionante agilidade, usando um leve toque para impedir um gol dado como certo em cabeceio de Pelé, nos primeiros minutos de duelo de Inglaterra e Brasil na Copa do Mundo FIFA de 1970

Já Dino Zoff entrou para a história como o jogador de futebol mais velho a ser campeão de uma Copa do Mundo FIFA, feito acontecido em 1982, em que Zoff tinha quarenta anos e, era o capitão da seleção italiana. Ainda nessa copa, Zoff se tornou o segundo goleiro a levantar a taça de campeão mundial.

Confira a lista completa:

  1. Lev Yashin (Rússia)
  2. Gordon Banks (Inglaterra)
  3. Dino Zoff (Itália)
  4. Gianluigi Buffon (Itália)
  5. Manuel Neuer (Alemanha)
  6. Peter Schmeichel (Dinamarca)
  7. Sepp Maier (Alemanha)
  8. Iker Casillas (Espanha)
  9. Edwin van der Sar (Holanda)
  10. Peter Shilton (Inglaterra)