Os estádios de futebol são considerados um patrimônio para uma cidade. Afinal, são neles que diversas pessoas se reúnem frequentemente para acompanhar as equipes que torcem. E há uma cidade no mundo que possuí mais palcos para uma partida do esporte bretão do que nenhuma outra.
Estamos falando de Buenos Aires, capital da Argentina. A metropole possuí mais de 16 milhões de habitantes e o que não faltam são estádios de futebol. São 36 locais que tem, pelo menos, capacidade para receber 10 mil espectadores. Dentre eles, muitos ficam em regiões portuárias, onde os jogadores disputam campeonatos amadores.
Do número citado acima, os maiores e mais populares são o Monumental de Núñez, do River Plate, que tem capacidade para 61.688 torcedores, La Bombonera, do Boca, que comporta 54 mil espectadores e o El Cilindro de Avellaneda, do Racing, com seus 51.389 lugares.
Existem seis que podem receber 40 a 50 mil pessoas; e mais seis que tem 30 a 40 mil lugares; outros oito de 20 mil a 30 mil e mais 14 com capacidade de 10 a 20 mil torcedores.
“Buenos Aires é uma das três cidades com mais estádios de futebol de todos os tamanhos, juntamente com Londres e Montevidéu, e uma das possíveis explicações é que aqui foi mantida a tradição britânica que cada clube tivesse seu estádio”, disse o historiador Julio Frydenberg, ao jornal “El País”.
“Em outros países, todas as equipes de uma cidade jogam no estádio municipal. Aqui houve muita luta dos clubes para conseguir seu terreno e construir as arquibancadas com a ajuda de moradores e comerciantes“, finalizou.
Por fim, a cidade de Buenos Aires conta com 29 clubes profissionais espalhados por todas as divisões da Argentina, com cada um atuando em seu estádio.