Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG vem dominando o futebol brasileiro nos últimos anos. Com vários títulos conquistados e um forte investimento em elenco, isso ficou refletido no valor de seus planteis, que são os maiores de todo o continente americano.
A diferença entre o Verdão e o Rubro-Negro para os demais é ainda maior e ambos possuem uma distância de mais de 50 milhões de euros para o terceiro colocado, que é justamente o Galo Mineiro.
Dos dez clubes presentes no ranking que teve como base dados do site “Transfermarkt”, que é especialista em valores de mercado, oito são brasileiros. Somente o River Plate-ARG (5º) e o Boca Juniors-ARG (10º) figuram no top.
E apenas na 11ª colocação que está o América do México, sendo o primeiro time não brasileiro ou argentino da lista. O clube mexicano tem um valor de mercado avaliado em 76 milhões de euros (cerca de R$ 421, 7 milhões). Por fim, o time mais valioso da Major League Soccer é o Atlanta United, que tem um plantel estimado em 60,2 milhões de euros (R$ 334,1 milhões).
Os dez elencos mais caros do continente americano
- Palmeiras (BRA): 154,2 milhões de euros
- Flamengo (BRA): 153,7 milhões de euros
- Atlético-MG (BRA): 102,3 milhões de euros
- Corinthians (BRA): 96,2 milhões de euros
- River Plate (ARG): 93,8 milhões de euros
- Athletico-PR (BRA): 89,4 milhões de euros
- São Paulo (BRA): 85,5 milhões de euros
- Red Bull Bragantino (BRA): 83 milhões de euros
- Santos (BRA): 80,9 milhões de euros
- Boca Juniors (ARG): 79 milhões de euros
Fonte: Transfermarkt.