O Coritiba Foot Ball Club, mais conhecido como Coritiba, é um tradicional clube de futebol da cidade de Curitiba. A história do Coritiba tem suas raízes europeias, mais precisamente, dos descendentes alemães que viviam na região Sul do Brasil.
Conhecido como Coxa, o clube tem sua sede no Paraná. Seu maior rival em sua trajetória pelo futebol é o Atlético Paranaense, confronto este que já rendeu grandes capítulos para o futebol do estado.
Além disso, o Coritiba tem outra rivalidade que acabou se esfriando com o passar dos anos, o clássico Paratiba, que é protagonizado pelo Coxa e o Paraná Clube. Ambos os clássicos tiveram alguns de seus capítulos escritos no Couto Pereira, estádio do Verdão que tem capacidade de receber 40 mil torcedores.
O Coxa pode até não ser um dos grandes clubes brasileiros, mas isso não quer dizer que a instituição não possui tradição no futebol nacional. É sempre importante relembrar que o Coritiba foi o primeiro clube do Paraná que conseguiu conquistar o campeonato brasileiro.
O título inusitado do Coxa aconteceu em 1985, quebrando assim a hegemonia dos clubes de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, que duravam desde a década de 60.
Além do título brasileiro, o Verdão conta com diversos outros troféus em sua galeria, como os 39 campeonatos paranaenses e dois campeonatos da série B do Brasileirão.
Sem mais delongas, conheça agora a história do Coritiba, o pioneiro do futebol no estado do Paraná.
Sumário
Os primeiros passos da história do Coritiba
A história do Coritiba começou em 1909, quando um grupo de jovens se reuniu no Clube Ginástico Teuto-Brasileiro. O clube era o local das práticas esportivas das colônias alemãs de Curitiba.
Na época, esportes como o atletismo, cricket e remo possuíam a maior popularidade do país, até que o futebol chegou ao Brasil. Não demorou para que o novo esporte tomasse conta das atenções em todos os lugares, e claro que a modalidade chegou até as colônias alemãs de Curitiba.
Em julho daquele ano, Frederico “Fritz” Essenfelder, membro destaque do clube, chegou para o clube com uma novidade em suas mãos: uma bola de couro utilizada para a prática do futebol.
Frederico então reuniu seus amigos, explicou para o que servia a bola e ensinou as regras do esporte. A modalidade foi abraçada por todos os amigos de Fritz e, em pouco tempo, o grupo de atletas começou a organizar partidas de futebol no campo do Quartel da Força Pública.
Pouco tempo depois, chegou ao conhecimento de todo o estado que membros do Clube Ginástico Teuto-Brasileiro estavam praticando futebol. Isso fez com que o grupo recebesse um convite para uma partida contra um clube de trabalhadores, de maioria ingleses, da Ferroviária de Ponta Grossa.
No dia 12 de outubro de 1909, Fritz chamou seus amigos para uma reunião no Teatro Hauer, iniciando assim a preparação para a primeira partida do grupo. Um dos temas discutidos foi sobre qual seria o nome do clube.
Frederico e cia concordaram em nomear o time de Teuto-Brasileiro, que era uma clara referência ao clube onde eles iniciaram suas práticas esportivas. Esse acontecimento não marcou somente a história do Coritiba, mas também a do estado, já que este foi o primeiro time a ser fundado no Paraná.
Após dez anos de fundação, a agremiação Teuto-Brasileiro se reuniu e concordou em alterar o nome do clube para Coritiba Foot Ball Club. O nome é uma forma de homenagear e representar a cidade em que as colônias alemãs viviam no Brasil.
Da mesma forma que o nome foi escolhido, as cores do escudo e dos uniformes também fazem referência a cidade, já que o verde e o branco são as cores predominantes na bandeira de Curitiba.
Luta contra o preconceito
Como você já sabe, a história do Coritiba tem como fundadores membros da colônia alemã. Esse fato acabou se tornando um alvo de provocações e ataques preconceituosos, acontecimentos esses que se intensificaram ainda mais durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 1941, durante um Atletiba, o então futuro presidente do Atlético-PR, José Cabral e Silva, impulsionado pelos nervos à flor da pele durante o clássico, iniciou gritos ofensivos em direção aos jogadores e torcedores.
José gritou frases como “Alemão, quinta coluna!”, “Coxa-Branca, quinta coluna!”. O zagueiro alemão Hans Egon Breyer, que nasceu na Alemanha e veio para o Brasil quando tinha apenas seis anos de idade, se sentiu extremamente ofendido e, a cada partida que isso se repetia, o jogador ia perdendo sua paixão pelo esporte.
A ofensas continuaram se intensificando e a “moda” pegou. Durante o auge da Segunda Guerra, os insultos ganharam tons pejorativos, que começaram a ofender não somente aos jogadores, mas também a todos os torcedores coritibanos.
Esses acontecimentos acabaram influenciando negativamente na vida de Breyer, que finalmente perdeu o gosto pelo esporte e deixou não só o Coxa, mas também o esporte em 1994, quando tinha apenas 24 anos.
O resultado da Segunda Guerra acabou rendendo visões negativas para o Coritiba. Diversos torcedores de outros clubes viam o alviverde como um time preconceituoso, racista e xonofóbico, mas nada disso era verdade.
Durante toda a história do Coritiba, diversos imigrantes e descendentes de outras nacionalidades como italianos, poloneses, espanhóis, holandeses, dinamarqueses e muitos outros tiveram participações na vida do Coxa.
Além disso, o clube sempre esteve de portas abertas a receber membros de outras etnias. O presidente Couto Pereira costumava reforçar a importante participação de Moacyr Gonçalves no clube.
Moacyr era um jogador e técnico negro, seu trabalho no Coxa marcou na história do Coritiba como o primeiro clube a receber um atleta negro na capital do Paraná. Além disso, quatro dos cinco jogadores que mais vestiram a camisa alviverde na história do Coritiba são negros: Jairo, Nilo, Reginaldo Nascimento e Édson Bastos.
As grandes conquistas do Coxa
No decorrer da história do Coritiba, o clube conquistou diversos títulos importantes para o seu crescimento no futebol nacional. Além de possuir, até a temporada de 2023, 51 campeonatos estaduais, o clube possui em sua história 11 campeonatos municipais.
Mas os grandes títulos da história do Coritiba marcaram épocas no coração do torcedor coritibano. No total, o Coxa possui três títulos nacionais, sendo dois do campeonato brasileiro da série B, em 2007 e 2010, e um título da primeira divisão do Brasileirão, em 1985.