A história do Vitória representa o início do esporte no nordeste brasileiro. Além disso, a fundação do clube marca a primeira instituição que conseguiu ser criada somente por membros brasileiros.
O Leão da Barra participou de diversas modalidades esportivas antes de dar seus primeiros passos no futebol. O Vitória começou no Cricket e se estendeu para o remo, natação e atletismo.
Durante toda sua trajetória no futebol nacional, o Esporte Clube Vitória enfrentou momentos difíceis, como a sua reclusão na década de 70. Entretanto, também viveu diversas glórias, principalmente no tradicional Barradão.
Sem mais delongas, conheça agora a história do Vitória, um dos clubes nordestinos mais tradicionais do futebol nacional.
Sumário
O começo da história do Vitória
A história do Vitória começou pouco tempo antes do futebol se tornar uma realidade no Brasil. Assim como alguns clubes do Rio de Janeiro, o Leão da Barra deu seus primeiros passos no esporte brasileiro em outra modalidade.
O Club de Cricket Victória foi fundado em 13 de maio de 1899, em uma noite chuvosa, quando os irmãos Valente, Arthur e Arthêmio, reuniram um grupo de amigos formado pelos mais representativos jovens da sociedade baiana.
A reunião desse grupo aconteceu no casarão da própria família, no tradicional Corredor da Vitória, bairro nobre de Salvador. Além dos três irmãos, que planejaram todo o encontro, compareceram outros nomes importantes como Adolfo Irineu dos Santos, Alberto Teixeira e Antônio Almeida.
O nome do clube se deu por conta da coincidência da grande maioria do grupo. Como grande parte morava no bairro Vitória, região nobre de Salvador, os membros da reunião concordaram com o nome Victória.
A escrita se dá por conta da forte influência da língua inglesa na época e por se tratar de uma equipe de críquete, que era um esporte muito popular nas colônias britânicas que residiam em Salvador.
O esporte era uma das modalidades esportivas favoritas dos pernambucanos na época, porém, as práticas esportivas eram feitas somente pelos ingleses, a única relação que os brasileiros tinham com o esporte era a tarefa de buscar e repor as bolas no campo.
As cores do Vitória nem sempre foram vermelho e preto. A ideia inicial era que as cores do clube representassem o patriotismo, para combater a discriminação dos ingleses, como o verde e amarelo.
Mas, assim como a grande maioria dos clubes na época, as dificuldades em encontrar e manter os uniformes nessas cores fez com que o preto e branco fossem escolhidos para representar a agremiação.
Em outubro de 1901, José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza, retornou de uma viagem feita à Inglaterra. Durante seu retorno, José conseguiu trazer para a Bahia a primeira bola de futebol e um livro de regras.
Zuza então reuniu alguns amigos que jogavam críquete e planejou a primeira partida de futebol registrada na cidade de Salvador, O acontecimento foi realizado no Campo da Pólvora, e impulsionou a criação da categoria esportiva na agremiação do Leão da Barra.
O Vitória e sua trajetória no futebol
Um ano depois após esta partida, a história do Vitória ganhou um novo capítulo com a adoção do futebol como modalidade, assim como o atletismo, a natação e o remo.
Ainda nesse ano, os fundadores concordaram em mudar o nome do clube para Sport Club Victória, já que o críquete não era mais o único esporte praticado. Além disso, as cores vermelho e preto foram oficialmente adotadas pelo clube.
A sugestão foi feita por Cesar Godinho Spínola, vindo do Rio de Janeiro, que propôs a criação da seção náutica no clube. Naquele ano, os remadores do clube conseguiram um feito inesquecível, ao sair do Porto da Barra até o Porto dos Tainheiros, em Itapagipe.
O fato, que teve grande repercussão na época, originou o apelido de Leões da Barra para os atletas, e mais tarde para os próprios torcedores rubro-negros, o que aumentou ainda mais a popularidade do clube no nordeste.
A primeira partida oficial do clube aconteceu no dia 13 de setembro de 1902. Seu primeiro rival foi o São Paulo Bahia Football Clube, a primeira partida aconteceu no Campo dos Mártires, que posteriormente passou a se chamar Campo da Pólvora.
Foi somente em 1905 que o Leão da Barra disputou seu primeiro campeonato, quando foi criada a Liga Baiana de Esportes Terrestres, que atualmente é mais conhecida como Campeonato Baiano.
Nesta época, a história do Vitória escrevia diversos capítulos vitoriosos em todas as modalidades que atuava, mas o futebol começou a despontar como o esporte favorito do clube.
O sucesso do Esporte Clube Vitória
Apesar de enfrentar momentos difíceis, a história do Vitória conta com diversas páginas de campanhas marcantes em campeonatos de alto nível, conquistas e títulos marcantes em toda a sua trajetória no futebol.
É impossível para o torcedor Rubro-Negro esquecer as campanhas do Campeonato Brasileiro de 1993 e da Copa do Brasil de 2010, sendo ambas finalizadas com o vice-campeonato.
Além disso, o Esporte Clube Vitória tem uma extensa galeria de troféus. Até o ano de 2023, o Vitória possui 29 Campeonatos Baianos, sendo o último conquistado em 2017, além disso, o Leão da Barra conta com quatro Copas do Nordeste, sendo a última conquistada em 2010.