Após demitir o técnico português António Oliveira, o Coritiba contratou Antônio Carlos Zago para o cargo nesta quarta-feira (19). O clube aguarda detalhes contratuais para anunciar o novo comandante de forma oficial.
Zago era um dos nomes preferidos da diretoria do Coxa, que também conversou com Roger Machado. De acordo com os dirigentes, o perfil do treinador é o que se encaixa melhor no projeto da equipe.
Carreira de Antônio Carlos Zago
O último trabalho de Zago foi no Bolívar-BOL em 2022, onde ele conquistou a liga boliviana. O treinador de 53 anos estava livre no mercado desde novembro do ano passado, quando deixou o comando do time boliviano.
Como treinador, ele teve passagens por Bragantino, Palmeiras, Internacional, Juventude e Kashima Antlers-JAP. Teve mais sucesso na equipe de Bragança Paulista, ao vencer o campeonato brasileiro da série B em 2019.
Zago começou no futebol como jogador. Atuando como zagueiro, foi campeão brasileiro por Palmeiras (1993/1994), Santos (2004) e São Paulo (1992). Com o Tricolor também foi campeão da Libertadores em 1992.
Além de sua passagem por clubes, o treinador já vestiu a camisa da seleção brasileira e fez parte do elenco campeão da Copa América de 1999. Ele pendurou as chuteiras em 2007 para seguir carreira no futebol fora das quatro linhas.
Zago chega ao Coritiba com a missão de manter o clube na série A e tentar uma classificação para competições internacionais. A equipe está viva na disputa da Copa do Brasil — após empate no jogo de ida contra o Sport por três a três — mas não vence há seis partidas.
A estreia do treinador na beira do gramado ainda não está definida. Ela pode acontecer no próximo domingo (23), quando o Coritiba enfrenta o Fortaleza pela 2ª rodada do Brasileirão, ou no jogo de volta da Copa do Brasil contra o Sport no dia 26.