Foi revelado pelo São Paulo com Lucas Moura e Casemiro e hoje vai jogar a Série B
Após jogar por seis temporada no futebol japonês, o meia Gabriel Xavier optou por retornar ao Brasil e jogará na Chapecoense até o final dessa temporada.
Revelado pelas categorias de base do Tricolor ele participou do grupo de jogadores da Copa São Paulo de 2010 que teve jogadores no São Paulo como Lucas Moura e Casemiro.
No profissional do Tricolor não teve chances e por isso foi para Portuguesa, Cruzeiro, Vitória e Sport do Recife, os clubes onde jogou no Brasil.
Em 2017 ele decidiu ir para uma nova empreitada e partiu para o futebol japonês. Contratado pelo Nagoya Grampus ajudou o time a subir de divisão e se tornar frequente na primeira divisão nipônica. Nas cinco temporadas jogou 171 partidas com 22 gols e 35 assistências chegando a ser o melhor jogador do time em uma temporada.
Após isso ele foi contratado pelo Sapporo onde não teve muitas oportunidades e decidiu voltar ao Brasil.
Na coletiva de chegada a Chapecoense, disse que foi um periodo importante ter jogado no Brasil.
– “Foi um período muito bom da minha carreira. Foram seis anos de muito aprendizado e amadurecimento no Japão. A J-League é jogada em alto nível e exige que estejamos na nossa melhor versão tática e física. Trago muita coisa na bagagem para esse retorno ao Brasil.”
Ele ainda se mostrou muito feliz em fechar com a Chapecoense.
– “Será um desafio muito grande e me sinto honrado pela confiança da Chapecoense. Temos a Série B pela frente e tenho certeza que iremos desempenhar um bom futebol. Estou motivado por isso e para alcançar os objetivos traçados neste ano” – completou o jogador.