A seleção brasileira pode estar em baixa no futebol mundial – os brasileiros não vencem uma Copa do Mundo desde 2002 e foram eliminados nas quartas de final em quatro dos últimos cinco mundiais. Mas isso não foi suficiente para dimunuir a moral dos jogadores brasileiros mundo afora.
O Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory) publicou uma lista dos 100 jogadores sub-23 mais valiosos do mundo. Yuri Alberto, do Corinthians, é o brasileiro melhor ranqueado.
Cabe ressaltar, porém, que o levantamento não leva em consideração as cinco principais ligas do mundo – Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e França.
O atacante de 22 anos ocupa a oitava posição no ranking e tem valor estimado em em 35 milhões de euros (R$ 190 milhões pela cotação atual). André, do Fluminense, Marcos Leonardo, do Santos, Vitor Roque, do Athletico, Andrey, do Vasco, e João Pedro, do Watford, aparecem entre os 20 mais preciosos (veja a lista completa abaixo).
Os demais brasileiros citados são Rodrigo Nestor (São Paulo), Mauricio e Johnny (Inter), Adson (Corinthians), Martinelli (Fluminense), Natan, Luan Cândido e Helinho (Bragantino), Ângelo (Santos), Mantuan (Zenit), Victor Hugo e Matheus França (Flamengo), Igor Paixão (Feyenoord), Talles Magno (New York City) e Gabriel Menino (Palmeiras).
Os clubes brasileiros com mais atletas no levantamento são Bragantino (3), Inter, Corinthians, Fluminense, Santos e Flamengo (2), São Paulo, Palmeiras, Vasco e Athletico (1).
De acordo com o CIES, Gonçalo Ramos, do Benfica, é o sub-23 mais valioso do mundo, com valor estimado de 70 milhões de euros (R$ 380 milhões pela cotação atual). António Silva (Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting), Jurriën Timber (Ajax) e Kenneth Taylor (Ajax) completam o top 5.
Os brasileiros sub-23 mais valiosos do mundo:
8º – Yuri Alberto (Corinthians) – 35 milhões de euros
11º – André (Fluminense) – 31 milhões de euros
12º – Marcos Leonardo (Santos) – 29 milhões de euros
15º – Vitor Roque (Athletico) – 23 milhões de euros
17º – Andrey Santos (Vasco) – 23 milhões de euros
18º João Pedro (Watford – 2º divisão inglesa) – 22 milhões de euros
25º – Rodrigo Nestor (São Paulo) – 20 milhões de euros
37º – Mauricio (Internacional) – 17 milhões de euros
39º – Adson (Corinthians) – 17 milhões de euros
48º – Martinelli (Fluminense) – 15 milhões de euros
52º – Luan Cândido (Bragantino) – 14 milhões de euros
56º – Ângelo (Santos) – 13 milhões de euros
57º – Mantuan (Zenit) – 13 milhões de euros
60º – Johnny (Internacional) – 13 milhões de euros
65º – Natan (Bragantino) – 13 milhões de euros
66º – Victor Hugo (Flamengo) – 13 milhões de euros
71º – Helinho (Bragantino) – 12 milhões de euros
80º – Igor Paixão (Feyenoord-HOL) – 12 milhões de euros
82º – Talles Magno (New York City) – 12 milhões de euros
86º – Matheus França (Flamengo) – 11 milhões de euros
88º – Gabriel Menino (Palmeiras) – 11 milhões de euros