Três jogadores do Once Caldas, time colombiano que já foi campeão da Libertadores, foram presos no último domingo (9) após terem sido acusados de extorsão por uma mulher.
De acordo com informações do jornal argentino “Olé”, Guy Esteban García Jiménez, Santiago Mera e Debinson Mateus são os atletas envolvidos. Todos eles atuavam pelas categorias de base da equipe.
Segundo o periódico, Guy Esteban estava com um celular e 400 mil pesos colombiano (R$ 444 reais) no momento de sua prisão. O item e o montante seriam produtos da extorsão.
Já Mera e Mateus foram presos um tempo depois. A polícia também apreendeu dois celulares, que também seriam utilizados para extorquir a vítima, identificada como Juliana Echeverry Mesa.
De acordo com o coronel da Polícia Metropolitana de Manizales, Diego Fontal, os criminosos “ameaçaram vender o celular se a vítima não entregasse a quantia exigida”.
O que diz o Once Caldas?
O campeão da Libertadores de 2004 publicou, na última quarta-feira (12), em suas redes sociais, uma nota se pronunciando sobre o assunto.
“O Once Caldas informa a nossos torcedores, meios de comunicação e público em geral que a instituição respeita e acata as decisões da Administração de Justiça e o devido processo que continua os três jogadores do nosso plantel.
Paralelamente, se iniciará uma investigação interna por parte da Comissão Disciplinaria do Clube, composto por três advogados externos.
Enfatizamos que respeitamos os direitos das pessoas submetidas a um processo penal, em especial a presunção de inocência e direito de defesa, os jogadores e suas famílias seguirão contando com o apoio jurídico correspondente.
O Once Caldas reitera que lamenta e repudia qualquer atuação indevida ou ilegal que pode se cometer por parte de algum membro da nossa instituição e manifesta que esse tipo de conduta não corresponde com os valores e orientações do clube.”, escreveu em nota.