O Flamengo confirmou nesta terça-feira (11) o desligamento de Vítor Pereira e de toda sua comissão técnica do comando da equipe. Com isso, confirma-se uma longa instabilidade de treinadores à frente do time da Gávea. O novo técnico que vir a ocupar o posto deixado pelo VP terá a missão de quebrar um tabu que já dura 30 anos: dirigir o Mengão por, pelo menos, 100 jogos.
O Flamengo vive com uma troca de treinadores constante, o que acaba sempre interrompendo um trabalho em curso durante a temporada. A equipe não conseguiu, nas últimas décadas, encontrar um técnico que apresente alinhamento com as ideias do clube, apoio do torcedor e dos jogadores. O único que apresentou um trabalho com apoio unânime e aprovação de todos, no Fla, foi o Jorge Jesus, mas ele acabou trocando a equipe pelo Benfica.
O Palmeiras que há pouco tempo apresentava o mesmo problema do Flamengo, hoje é uma exceção no Brasil. O Verdão acertou com o técnico Abel Ferreira através do mesmo empresário de Vítor Pereira, o Anderson Barros, em negociação que aconteceu durante uma visita do agente à Academia de Futebol, e o técnico se consolidou no Alviverde.
Abel Ferreira completará 180 jogos à frente do Palmeiras no próximo sábado, diante do Cuiabá, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2023.
Vítor Pereira esteve à frente do Flamengo em 18 jogos, o que representa apenas 10% do trabalho de Abel no comando do rival Palmeiras.
Flamengo espera quebrar tabu
Há 30 anos quando um técnico conseguiu atingir a marca de 100 jogos pelo Flamengo. A última vez que isso aconteceu foi entre os anos 1991 e 1993.
O ex-treinador do Mengão, Carlinhos, foi o responsável por bater a marca que até os dias de hoje continua imbatível.
Para superar esse tabu, o Flamengo já mapeia o mercado da bola na busca pelo novo treinador, e o plano A do clube é o retorno de Jorge Jesus, embora seja uma operação difícil pelo fato do português ter contrato vigente com o Fenerbahçe, da Turquia. Com isso, o Fla teria que esperar até o meio do ano se quiser acertar com o Mister. Outra alternativa, nesse caso, seria negociar a liberação do treinador com os turcos.
O nome de Jorge Sampaoli é outro que está sendo monitorado pelo Flamengo. Mas, até o momento, tudo não passa de especulações.