Torcida do Palmeiras não brinca em serviço e deixa torcida do São Paulo no chinelo

O futebol brasileiro tem algumas peculiaridades quando comparado ao futebol em outros países e culturas. Uma das principais diferenças daqui para qualquer outra liga do mundo é a quantidade de grandes clubes na disputa. Enquanto na maioria das ligas mundo afora são duas, três ou quarto equipes, no máximo, que costumam disputar os títulos, por aqui temos 12 clubes considerrados grandes que, a todo ano, entram nas disputas sonhando com o título, o que torna nossos campeonatos os mais disputados do planeta bola.

Nesse sentido, a “briga” pela maior torcida do país também é sempre bastante acirrada. Nesta segunda-feira (10), foi divulgado o “Maior Raio-X do Torcedor”, uma pesquisa realizada por CNN, Itatiaia e Quaest, para aferir o tamanho das torcidas do país.

Palmeiras supera o São Paulo pela primeira vez

E pela primeira vez, o Palmeiras superou o São Paulo em número de fãs, chegando à terceira posição. O Flamengo segue no topo, seguido pelo Corinthians.

O levantamento ouviu 6.507 pessoas de 16 anos ou mais em 325 cidades do Brasil, com margem de erro em 1,4 ponto percentual. Segundo os dados divulgados, o Palmeiras, novo terceiro colocado, tem 9% do total de torcedores do país deixando para trás o São Paulo, com 8%.

Na liderança, segue o Flamengo, com 24% da torcida, com o Corinthians em segundo, com 18%. Outra novidade relevante fecha o top 5: os mineiros Atlético Mineiro e Cruzeiro superaram o Vasco e estão empatados com 5%.

Os motivos do crescimento palmeirense

De acordo com Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa, a virada alviverde se dá em razão dos últimos anos de muitos títulos. “Esse resultado, com o Palmeiras numericamente à frente do São Paulo, dentro da margem de erro, tem a influência direta da era vitoriosa que o Palmeiras vem vivendo nos últimos anos.”

Nos últimos oito anos, o Palmeiras conquistou 12 títulos, sendo duas Libertadores (2020 e 2021) e três Campeonatos Brasileiros (2016, 2018 e 2022). Por outro lado, o São Paulo soma dois títulos desde 2012: a Sul-Americana daquele ano e o Paulistão de 2021.