O Santos trabalha para lapidar a joia boliviana Miguelito, de apenas 18 anos, com o foco de melhorar a o atleta em alguns aspectos antes de dar a ele mais espaço na equipe. O jovem jogador alterna entre os times principal e Sub-20 do Peixe. No entanto, o Menino da Vila já é titular na seleção da Bolívia, ganhando a oportunidade na última Data Fifa.
Miguelito é considerado uma das grandes promessas do futebol boliviano, portanto, sua chance para atuar na equipe principal do país já chegou. A joia atuou por 69 minutos no amistoso da Bolívia diante do Uzbequistão, na última Data Fifa. Além disso, o atleta do Santos jogou mais outros 65 minutos no segundo amistoso dos bolivianos, ante a Arábia Saudita.
Após os compromissos da Data Fifa, Miguelito retornou ao Santos e foi relacionado por Odair Hellmann para o confronto diante do Blooming, válido pela Copa Sul-Americana, justamente no país natal da promessa santista. Mas o atleta foi pouco aproveitado na partida, sendo colocado em campo somente nos acréscimos do jogo.
Miguelito foi titular no último sábado (08) na derrota do Santos por 4 a 1 para o Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro Sub-20. Embora o Peixe tenha sido goleado no duelo, a joia boliviana foi o destaque da equipe da Baixada Santista, comandando o setor ofensivo do time treinado por Orlando Ribeiro e criando as chances de maiores perigos.
Estratégia do Santos com Miguelito
O Peixe trabalha o jogador entre o time principal e o Sub-20. A ideia da equipe santista é que o Miguelito se adapte ao time profissional sem perder o ritmo de jogo, tendo em vista que o garoto não tem vaga na equipe principal, no momento. O planejamento é que o boliviano jogue, com o entendimento de que ele precisa ganhar experiência e se igualar aos companheiros fisicamente para estar entre os profissionais.