Árbitro de Copa do Mundo se atrapalha e protagoniza nova polêmica

O árbitro Raphael Claus protagonizou mais uma polêmica como dono do apito. Desta vez, no duelo Palmeiras x Água Santa, válido pelo jogo da volta da final do Campeonato Paulista. Ainda durante o primeiro tempo de partida, o atacante palmeirense Dudu acertou uma cotovelada em Didi, jogador da equipe de Diadema, e o VAR acionou a arbitragem de campo para um possível cartão vermelho. No entanto, Claus optou pela aplicação apenas do cartão amarelo.

Raphael Claus é um dos principais árbitros do quadro de arbitragem da CBF nos últimos anos, mas não deixa de ter suas atuações contestadas pelos torcedores e também pela mídia esportiva. Embora o juiz inclua no currículo partidas de grande importância e relevância, como grandes decisões no Brasil e jogos de Copa do Mundo, algumas escolhas do árbitro dão muito o que falar.

Durante o primeiro tempo da goleada do Palmeiras por 4 a0 sobre o Água Santa, Dudu acertou uma cotovelada nas costas de Didi, e o Árbitro de Vídeo recomendou a revisão do lance, mas, ao revê-lo, Claus não considerou lance para expulsão, e manteve o atacante do Verdão em campo, provocando assim uma nova polêmica sobre sua atuação na arbitragem.

Confira algumas polêmica de Raphael Claus

As decisões de Claus neste FlaFlu renderam 5 expulsões no confronto: 3 para o lado do Tricolor e 2 para o lado dos Rubro-Negros. Portanto, essas escolhas do árbitro foram assuntos na mídia esportiva internacional antes de sua participação na Copa do Mundo, do Catar, para apitar Inglaterra x Irã.

  • Inglaterra x Irã – Copa do Mundo, do Catar

As desconfianças apontadas em Claus antes mesmo da bola rolar no duelo, confirmaram-se com argumentos após a partida. Isso porque, para a mídia, as decisões do árbitro paulista no lance do suposto pênalti em Harry Maguire e os 10 minutos acrescentados na vitória dos ingleses por 6 a 2 sobre a equipe iraniana foram desnecessários.

  • Corinthians x Palmeiras – Final do Campeonato Paulista 2020

Raphael Claus apitou a partida Corinthians x Palmeiras, válida pelo confronto de ida da final do Paulistão de 2020. E na ocasião, rendeu algumas polêmicas por conta da sua escolha para o duelo. E isso tinha a ver com suas atuações em jogos do Corinthians na época.

Em jogo anterior na época, Claus aplicou apenas cartão amarelo para Fagner, lateral do Corinthians, após o jogador dá uma entrada muita dura em um atleta do Red Bull Bragantino. E como responsável do VAR contra a equipe do Mirassol, acionou o árbitro de campo para a revisão de um lance que terminou com uma expulsão.

  • Palmeiras x Corinthians – Campeonato Paulista 2023

No clássico que terminou empatado em 2 a 2 entre os dois rivais, Raphael Claus, mais uma vez, foi o responsável pelo apito. O verdão saiu deste duelo com a reclamação de que sua equipe foi prejudicada pelo árbitro, pois, o juiz não marcou um suposto toque com a mão de Fábio Santos dentro da área, que podia resultar na marcação de uma penalidade máxima a favor do time alviverde.