A história do Guarani tem suas raízes desde o início do século passado, na região de Campinas, interior de São Paulo. Tudo começou com o sonho de alguns amigos, que estavam interessados em desenvolver o futebol na pequena cidade do sudeste brasileiro.
O Guarani Futebol Clube é um dos times do interior de São Paulo que possui enorme tradição no esporte. O clube é popularmente conhecido como “Bugre”, devido ao seu mascote.
O time foi fundado, na época, com o caráter amador, a ideia era somente motivar outros jovens a praticar o esporte, era apenas um hobby. Porém, com o passar dos anos, esse pequeno projeto se tornou um grande clube de futebol.
Durante toda a história do Guarani no futebol, o clube já se mostrou que possui sim grande tradição no esporte e que, se conseguisse mais oportunidades, poderia se tornar um grande clube brasileiro.
Sem mais delongas, conheça agora a história do Guarani Futebol Clube.
Sumário
O começo da história do Guarani
No começo do século XX, o futebol chegou ao Brasil e, rapidamente, começou a chamar a atenção em todas as regiões do país, desde as cidades grandes até os bairros do interior.
Com a empolgação que o futebol gerou nas pessoas, diversos clubes esportivos começaram a surgir nos quatro cantos do Brasil, e claro que não foi diferente em Campinas.
A cidade que fica a mais ou menos uma hora de viagem da grande São Paulo, também entrou na onda do esporte. Em pouco tempo, mais precisamente entre os anos de 1902 até 1911, diversas equipes de futebol surgiram, porém todas tiveram um fim rápido.
Em meio a essa situação de vida curta aos clubes de futebol, nasceu o Guarani Esporte Clube, um projeto que era liderado por um grupo de amigos, com três nomes em destaque, Pompeo de Vito, Vincenzo Matallo, e Hernani Matallo.
No dia 1° de abril de 1911, na Praça Carlos Gomes, aconteceu a reunião que deu início a história do Guarani. Entretanto, a data oficial da fundação do clube é o dia 2° de abril.
Isso se deve ao fato de que o dia em que a reunião aconteceu é popularmente conhecida como o dia da mentira. Para evitar que as pessoas entendessem que a fundação do Guarani era apenas uma brincadeira, o grupo de amigos concordou em considerar o dia seguinte como a data oficial da fundação.
O nome do clube é uma homenagem ao compositor Carlos Gomes, que coincidentemente também tinha seu nome associado à praça em que os fundadores estavam reunidos na ocasião.
Os primeiros passos do Guarani no futebol
O Guarani disputou a primeira divisão do Campeonato Paulista da APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos), entre os anos de 1927 até 1931. Suas participações contaram com excelentes apresentações, mas nos anos seguintes o clube começou a disputar os Campeonatos Amadores do Interior.
Em 1944, o Guarani se sagrou campeão do interior, em uma ótima temporada. Logo em seguida, o clube de Campinas se tornou o primeiro time do interior a se tornar campeão estadual amador, após superar a Sociedade Esportiva Palmeiras, que eram os campeões da capital.
Apesar disso, foi somente em 1947 que o Guarani se tornou oficialmente um clube profissional de futebol, escrevendo assim um capítulo que mudou para sempre a sua história no esporte.
Dois anos após o acontecimento, o Guarani venceu a divisão de acesso, que era uma espécie de segunda divisão de profissionais, e conquistou sua vaga na elite do futebol paulista.
Após conquistar diversos outros títulos do interior e ceder jogadores à seleção brasileira, um capítulo inesquecível viria a ser escrito na história do Guarani Futebol Clube.
O Campeonato brasileiro de 78
A maior conquista da história do Guarani! Em 1978, o time de Campinas marcou seu nome no futebol brasileiro com a conquista do maior campeonato nacional. Esta foi a primeira conquista de um time do interior na história do torneio.
O ano mais vitorioso do clube contou com nomes lendários como Careca, Zenon e o treinador Carlos Alberto Silva. Esses três nomes foram destaques na campanha sólida do clube que rendeu o seu primeiro título nacional.
Na época, o campeonato brasileiro era disputado no modelo de mata-mata. Após derrotar grandes nomes, a final do campeonato brasileiro de 78 foi decidida em um duelo Alviverde, Guarani e Palmeiras decidiram o título naquela temporada.
A partida de ida e volta terminou com o mesmo placar, 1 a 0 para o time de Campinas. O acontecimento fez com que o Guarani ficasse marcado na história do futebol brasileiro.
Um fato curioso é que, a primeira conquista estadual e nacional foi diante do Alviverde da capital paulista.
A história do Guarani é um clássico clube de interior que escreveu seu nome diante dos grandes da capital, sua tradição no esporte paulista se mantém firme e forte até hoje em dia. Até porque uma história como a do Guarani não se encontra em qualquer lugar.