A história do Juventude começa na cidade de Caxias do Sul, que se localiza no Rio Grande do Sul. O clube da região sul do Brasil até pode não ser reconhecido como um dos maiores clubes do país, mas sua trajetória no futebol conta com diversos capítulos históricos.
Como esquecer o momento em que a camisa do Juventude utilizou o patch da Libertadores pela primeira vez, ou de seu retorno à elite do futebol brasileiro após 13 anos distante da maior liga nacional.
De fato, a história do Juventude não é tão conhecida como os demais clubes brasileiros que são considerados os “tradicionais”, entretanto, a definição de tradição acabou excluindo alguns clubes que praticamente “fundaram” o futebol brasileiro, como o próprio Juve.
Conheça agora a história do Juventude, um dos primeiros clubes da região sul do Brasil.
Sumário
O nascimento do Juve
A história do Juventude começa com o desentendimento interno entre casados e solteiros que faziam parte do Clube Juvenil. Segundo os relatos, os membros solteiros se sentiam ridicularizados pelos casados.
O conflito fez com que boa parte dos membros do Clube Juvenil se retirassem do clube e fundassem um rival, o Recreio da Juventude, no dia 28 de dezembro de 1912.
Desde a fundação do Recreio da Juventude, diversos associados ao clube já cogitaram a criação de uma equipe futebolística. O plano seguiu adiante e, no dia 29 de junho de 1913, nasceu Sport Club Foot Ball Juventude.
O nome misturava o inglês com o portugues, mas isso é fácil de ser explicado. Na época, a esmagadora maioria dos clubes de futebol pertenciam aos membros da elite brasileira, ou seja, estrangeiros.
Nomes que tinham descendência do inglês, alemão e italiano eram comuns no começo do século XX. O clube recém criado permaneceu ligado ao Recreio até 1915, já que logo o time se tornou o representante de Caxias do Sul.
O Juventude é o primeiro clube de futebol da história da cidade, quando a notícia de que a cidade teria um representante esportivo se espalhou, todos espalharam as cores do time pelas ruas e, até mesmo o padre da cidade, entrou na onda.
Nessa missa, o jovem padre abençoou o clube e seus jogadores, desejando força e que fossem pujantes ao longo da trajetória da equipe, além disso, o padre também abençoou os juventudistas, oficializando assim o primeiro apelido da torcida.
Os primeiros passos da história do Juventude
Os primeiros anos da história do Juventude foram complicados. Um início precário e desanimador, sem campo fixo e quase a todo momento com grandes quantidades de problemas financeiros.
Pelo o que tudo indicava, a história do Juventude não teria muitas páginas em seu livro. Entretanto, os responsáveis pelo clube não desistiram e continuaram lutando para um futuro melhor.
Quando no começo da década de 20, o Sol voltou a sorrir para a trajetória do Esporte Clube Juventude. Na época, já existiam diversos clubes de futebol em todo o país, e isso não foi diferente no interior da região sul do Brasil.
A evolução do futebol proporcionou a criação de diversos campeonatos em Caxias do Sul. Durante a década de 20 até 40, o Juventude conquistou praticamente todos os campeonatos citadinos, perdendo somente em duas ocasiões.
Na década de 20, o clube conseguiu adquirir um campo próprio, mas foi somente 20 anos depois que, o Juventude, construiu a estrutura do seu próprio estádio, que foi batizado com o nome de Estádio Alfredo Jaconi, uma homenagem a um dos maiores dirigentes do clube.
Foi somente no começo dos anos 50 que o Juventude começou a se firmar como um dos principais clubes do estado, quando entrou na divisão de honra da Federação Gaúcha de Futebol.
Porém, os tempos difíceis voltaram a circular no time de Caxias do Sul. Já na década de 70, o clube teve que se unir a outro para se manter vivo no futebol, mas por pouco tempo, pelo menos até voltar a caminhar com as próprias pernas.
Logo após, o Juventude inaugurou sua primeira sede própria, reconstruiu em definitivo seu estádio e conquistou o título da Copa Governador do Estado do Rio Grande do Sul, em 1975 e 1976.
Conquistas do clube de Caxias
O Juventude foi o primeiro clube gaúcho que viajou para se apresentar pelo Oriente, o feito ficou ainda maior quando visto o resultado, o clube de Caxias voltou para o Brasil invicto.
Além disso, o Alviverde do interior é o único clube do interior do estado a conquistar a Copa do Brasil, em 1999.
Muitos entusiastas do futebol não conhecem a história do Juventude, e isso é uma pena já que a trajetória deste clube no esporte é inspiradora e pode servir como modelo de persistência.