O Brasil foi ultrapassado por Argentina e França, campeã e vice-campeã mundial, respectivamente, no ranking de melhores seleções da Fifa. A queda da seleção brasileira veio após a equipe ser batida pelo Marrocos (quarto colocado no Mundial do Catar). Os argentinos, por sua vez, venceram Panamá e Curaçao após se consagrarem campeões da Copa do Mundo e alcançaram o primeiro lugar.
A França, hoje segunda colocada no ranking de melhores seleções do planeta, venceu seus compromissos no pós Copa, batendo a Holanda e Irlanda nas eliminatórias da Eurocopa. Os franceses haviam perdido nos pênaltis para a Argentina na final da Copa do Mundo 2022 após chegar na sua segunda final seguida de Mundial. E com as duas últimas vitórias, a equipe superou o Brasil e agora está atrás apenas da Argentina.
O Brasil, no entanto, não foi bem em seu primeiro compromisso após a disputa da Copa do Mundo do Catar. Comandada interinamente por Ramon Menezes, a seleção brasileira perdeu por 2 a 1 para a seleção marroquina, perdendo assim o primeiro posto e caindo para terceira posição.
Na Copa do Mundo, sob o comando do técnico Tite, o Brasil caiu nas quartas de final da competição da Fifa. Após um 0 a 0 nos 90 minutos diante da Croácia, a seleção brasileira levou o jogo decisivo para a prorrogação e conseguiu sair na frente com belo gol de Neymar, no entanto, viu os croatas acabarem com o sonho do hexacampeonato, após os europeus empataram a partida contando com a falha de marcação dos brasileiros. A Croácia foi superior ao Brasil nas cobranças penais e levou a classificação.
Ranking de melhores seleções da Fifa
- Argentina (1840,93 pontos)
- França (1838,45 pontos)
- Brasil (1834,21 pontos)
- Bélgica (1729,53 pontos)
- Inglaterra (1792,43 pontos)
- Holanda (1.731,23 pontos)
- Croácia (1730,02 pontos)
- Itália (1713,66 pontos)
- Portugal (1707,22 pontos)
- Espanha (1682,85 pontos)