Há diversas maneiras de medir o sucesso de um clube de futebol. A principal delas, obviamente, é através dos títulos conquistados. Receita de bilheteria, venda de camisas e produtos licenciados também são ótimos termômetros. No entanto, num mundo cada vez mais tecnológico, o número de seguidores nas redes sociais também é um excelente parâmetro nesse sentido.
Um levantamento da Pluri Consultoria revelou os clubes brasileiros com mais seguidores nas redes sociais. O estudo leva em consideração as contas oficiais dos times nas cinco principais plataformas: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e TikTok.
A edição atual considera apenas os seguidores até 31 de março. Os dados de abril serão incluídos apenas na próxima atualização do ranking, a ser publicada no início do próximo mês.
Donos das maiores torcidas do Brasil, Flamengo e Corinthians também lideram o ranking digital do futebol brasileiro. O clube rubro-negro, inclusive, registrou o maior aumento bruto no número de seguidores nos primeiros meses de 2023 e terminou março com mais de 53,8 milhões de pessoas nas plataformas digitais.
O top 5 de clubes com maior número de seguidores se manteve inalterado desde a virada do ano. Após Flamengo (53,8 mi) e Corinthians (33 mi), aparecem na sequência: São Paulo (19,6 mi), Palmeiras (17,4 mi) e Vasco (11,8 mi).
Clubes brasileiros com mais seguidores nas redes sociais*:
1. Flamengo – 53.857.269
2. Corinthians – 33.006.083
3. São Paulo – 19.652.931
4. Palmeiras – 17.430.670
5. Vasco – 11.800.249
6. Santos – 11.079.314
7. Grêmio – 10.817.420
8. Atlético-MG – 10.341.971
9. Cruzeiro – 9.369.278
10. Internacional – 7.191.499
11. Chapecoense – 6.152.942
12. Fluminense – 5.911.588
13. Sport – 4.811.926
14. Botafogo – 4.519.929
15. Bahia – 4.260.222
* números até 31 de março de 2023