O Flamengo é o maior campeão carioca da história do torneio mais charmoso do Brasil. Em meio às suas 37 conquistas, foram seis tricampeonatos estaduais – quando a equipe venceu três vezes seguidas o torneio. No entanto, há uma curiosidade: o Flamengo levantou três títulos em apenas dois anos, entre 1978 e 1979, nos primeiros troféus da equipe mais vitoriosa da história do clube. Mas como isso foi possível? Entenda!
Liderada por Zico, a geração tinha Adílio, Rondinelli, Tita, Júnior e Raul, entre outros. Em 1978, o título foi em cima do Vasco, com gol de cabeça do zagueiro Rondinelli. No ano seguinte, a Federação do Rio decidiu organizar um campeonato que ficou conhecido como “Especial”. O rubro-negro venceu os dois turnos de forma invicta.
Já o segundo torneio teve três turnos e, novamente, todos foram vencidos pelo Flamengo. Zico foi o artilheiro nas duas oportunidades.
Criação da Ferj
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ) foi criada em setembro de 1978 com a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro anos antes. Desta forma, as competições realizadas neste ano foram apenas classificatórias.
Antes disso, existiam a Federação Carioca de Futebol e a Federação Fluminense de Futebol. A fusão no âmbito esportivo dos antigos estados do Rio de Janeiro (que compreendia o interior do atual) e da Guanabara (que se limitava à cidade do Rio de Janeiro) foi exigida pela Confederação Brasileira de Desportos em agosto de 1978. Por este motivo, criou-se a Ferj e a unificação dos campeonatos.
O Campeonato Especial juntava os 10 times que vieram dos campeonatos de 1978 (seis do Carioca e quatro do Fluminense). Eles jogavam dois turnos independentes em pontos corridos e o time que somasse mais pontos seria campeão do turno. Os campeões de cada turno fariam a final e se um time vencesse os dois, seria campeão automaticamente. Isso aconteceu com o Flamengo.
Depois de certa confusão nos bastidores entre os clubes e a definição de que o Campeonato Brasileiro começaria apenas em outubro, ficou estabelecido o segundo campeonato na mesma temporada. O Campeonato Carioca, que tinha um regulamento confuso, reuniu todos os participantes dos estaduais Carioca e Fluminense de 1978, num total de 18 clubes.
Quando foram os tricampeonatos cariocas do Flamengo?
O primeiro tri foi na década de 1940. Com Flávio Costa no comando e nomes como Domingos da Guia, Zizinho, Jayme e Pirilo, o Fla venceu em 1942, 1943 e 1944. Os adversários foram Fluminense, Bangu e Vasco, nesta ordem.
O segundo tricampeonato foi em 1953, 1954 e 1955. Fleitas Solich era o treinador do time. Nos dois primeiros, a competição era em pontos corridos. No último o Fla superou o América. O terceiro foi justamente o citado no início da matéria em 1978 e duas vezes em 1979.
O quarto tri foi em 1999, 2000 e 2001, todos contra o Vasco. O último foi o mais marcante pelo gol de falta de Petkovic no final. No quinto tri, entre 2007, 2008 e 2009, a vítima foi o Botafogo. O primeiro e o último foram nos pênaltis.
O sexto e mais recente foi entre 2019, 2020 e 2021. O Flamengo perdeu a chance de conquistar o tetra inédito quando foi derrotado pelo Fluminense no ano passado. O Vasco foi a vítima em 2019, enquanto o Flu acabou derrotado nos outros dois anos.