O Atlético de Sorocaba, antigo rival do São Bento, completa sete anos sem partidas oficiais. O último jogo foi contra a Portuguesa na última rodada do campeonato paulista da série A2 em 2016. O empate por zero a zero decretou o rebaixamento do Galo para a A3.
Desde então, o clube sequer disputou o campeonato no ano seguinte e abandonou as atividades ligadas ao futebol. A Igreja da Unificação e Paz, mantenedora da equipe, não tem mais interesse em continuar os investimentos esportivos.
Fim do Atlético Sorocaba
A história do clube de Sorocaba está ligada ao Reverendo Moon, líder religioso criador da Igreja Unificação e Paz e admirador do futebol. O Reverendo comprou o clube em 2000 e investiu no esporte até setembro de 2012, quando Moon veio a falecer.
Com a morte do investidor, a família assumiu a administração do clube e desde então os investimentos esportivos acabaram. Os donos não têm interesse em investir no futebol e o clube sobreviveu até 2016 com os recursos disponíveis.
Apesar de paralisadas as atividades esportivas, o Atlético possui cadastro no site da Federação Paulista de Futebol (FPF). Nos registros, o atual presidente do clube é José Rodrigues, que explicou a situação envolvendo os investidores.
“A família do Moon tomou à frente dos negócios e não tem nenhum interesse em seguir investindo no futebol. Desde a morte dele, o dinheiro foi pouco a pouco parando de vir. E, para disputar competições, são necessários investimentos bem maiores. Por isso, não tem nenhuma perspectiva de retorno (do Atlético Sorocaba)”, explicou o mandatário.
Agora, o clube só faz uso do CT Fazendo os Ipês, onde tira toda sua fonte de renda. Ele foi reformado para receber a seleção da Argélia na Copa do Mundo de 2014.
O CT conta com dois hotéis, uma academia e quatro campos oficiais, sendo um espaço utilizado para eventos de intercâmbio, peneiras nacionais e internacionais.
Além disso, clubes como Guarani, Inter de Limeira, Novorizontino, Água Santa e São Bernardo já utilizam a estrutura para preparação e pré-temporada.
O Atlético Sorocaba foi fundado em 21 de fevereiro de 1991. Estreou em competições oficiais em 1993 e conseguiu o acesso para elite do campeonato paulista em 2003 (após a compra de Moon), onde ficou até 2005 quando foi rebaixado.
Venceu a Copa Paulista de 2008 e fez sua estreia na Copa do Brasil em 2009. Voltou para a elite do Paulistão em 2013, mas caiu no ano seguinte. Até 2016, a equipe permaneceu na A2, quando foi decretado seu rebaixamento para a A3 no último jogo de sua história.