Tirando os treinadores gringos, que andam em alta no futebol brasileiro, nos dias de hoje, os técnicos brasileiros mais badalados são diferentes daqueles que eram aclamados cerca de uma década atrás, como Vanderlei Luxemburgo, Felipão, Murici Ramalho, Osvaldo de Oliveira, entre outros. Porém, muitos “professores” dessa nova geração, apesar de bem avaliados pela mídia especializada e por torcedores, ainda estão em busca do primeiro grande título. Veja quem são!
Dos mais badalados da atual geração de técnicos, Fernando Diniz, do Fluminense, é o que está no topo da lista. O criador do “Dinizismo” é, inclusive, um dos cotados para assumir o comando da seleção brasileira para o próximo ciclo de Copa do Mundo.
Atualmente no comando do Fluminense, vai disputar a final do Campeonato Carioca contra o Flamengo, e terá a chance de conquistar sua primeira taça de maior expressão na carreira. Em seu primeiro ano como treinador, em 2009, venceu o Campeonato Paulista Série A3 e a Copa Paulista pelo Votoraty. Neste ano, ficou com o título da Taça Guanabara e terá a chance de conquistar o Campeonato Carioca caso vença o Flamengo na decisão.
Veja outros técnicos brasileiros que ainda buscam levantar troféus importantes:
Fernando Lázaro – Atualmente no comando do Corinthians, foi contratado em novembro de 2022 e ainda busca seu primeiro título na carreira.
Odair Hellmann – O comandante do Santos tem no currículo apenas o título da Taça Rio, conquistada pelo Fluminense, em 2020. Além disso, bateu na trave em duas oportunidades quando foi vice-campeão Gaúcho e da Copa do Brasil em 2019, pelo Internacional.
Maurício Barbieri – O técnico do Vasco, que chegou ao clube no final da temporada passada, ainda não conquistou títulos expressivos Em sua melhor temporada, ficou com o vice da Sul-Americana em 2021 pelo Red Bull Bragantino.
Jair Ventura – Atualmente sem clube, o treinador tem passagens por Botafogo, Santos, Corinthians, Goiás, Juventude, Sport e Chapecoense. Em 2016, foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro e acabou recebendo o prêmio de técnico revelação pelo notório trabalho com o Botafogo no segundo turno, no qual tirou a equipe da briga contra o rebaixamento até conseguir uma vaga na Libertadores. No entanto, seu trabalho mais próximo de conquistar um título foi no Corinthians, quando o Timão ficou com o vice da Copa do Brasil em 2018, ao perder os dois jogos para o Cruzeiro na decisão.
Lisca – O técnico conquistou a segunda divisão do Campeonato Gaúcho em 2009, pelo Porto Alegre. Ainda busca seu título na elite.
Paulo Turra – Como treinador ainda não conquistou títulos, mas tem no currículo, como auxiliar técnico, o Campeonato Brasileiro de 2018, pelo Palmeiras.
Eduardo Barroca – O treinador de 40 anos ainda não conquistou títulos na carreira.