Cada ano mais valorizada, a Série B do Campeonato Brasileiro vem ganhando espaço na mídia, o que acarreta em mais investimento e, consequentemente, times mais fortes e uma disputa mais qualificada. Nesse sentido, se antes ninguém se interessava em transmitir a competição, agora há até disputa para tal.
A Brax, empresa detentora dos direitos do Brasileiro da Série B, negocia com Band, Sportv e ESPN para transmitir os jogos da competição. A tendência é a Band, de fato, ter as partidas na TV Aberta, mas o acordo ainda depende de conversas finais para acertar o modelo em todas as plataformas.
Após uma novela na negociação de TV da competição, a CBF vendeu os direitos para a empresa Brax com garantia de cerca de R$ 200 milhões por ano. Repetia os valores pagos pela Globo. No entanto, há reajustes previstos para os próximos anos.
A partir daí, a empresa passou a negociar com plataformas de televisão, sendo a Band a principal parceira. O acordo com a emissora paulista deve envolver o modelo de parceria comercial com cessão de direitos por cotas publicitárias. Mas não está fechado.
Como ficará divisão de jogos da Série B entre TVs aberta e fechada
Explica-se: há uma negociação com duas TVs Fechadas: Sportv e ESPN. A emissora da Globo já fez uma proposta, a ESPN está finalizando uma oferta comercial.
O acordo de TV Aberta depende da Fechada para alinhavar todos os jogos da competição. É possível, inclusive, que seja fechada alguma negociação em que todas as três emissoras estejam contempladas com uma parte de jogos. Ou que tenhamos a Série B com a Band e uma TV Fechada. O modelo final deve estar fechado até o final desta semana.