A TV Globo anunciou, nesta terça-feira (21), o fim do quadro “Central do Apito”. O quadro foi criado em 2018 para que ex-árbitros analisassem e comentassem lances polêmicos de arbitragem dos jogos.
Dessa maneira, as transmissões da Globo não contarão com a presença de ex-árbitros. Além do fim do quadro, a emissora anunciou a demissão dos ex-árbitros e comentaristas Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo.
O que levou ao fim da Central do Apito?
De acordo com nota divulgada pela TV Globo, a rejeição do público e a implementação do VAR motivaram o encerramento do quadro. Em 2022, a emissora recebeu muitas críticas com relação aos comentários sobre as polêmicas de arbitragem. Veja o comunicado da TV:
“Nos últimos anos, com a implantação e consolidação do árbitro assistente de vídeo (VAR), as questões de arbitragem foram recebendo outro tipo de tratamento e o VAR foi oferecendo respostas às questões apresentadas durante os jogos. Diante desse novo cenário, a Central do Apito deixa de existir durante as transmissões de futebol. As análises sobre arbitragem serão feitas, quando necessário, no conteúdo dos programas esportivos”
A decisão pôs fim à participação de ex-árbitros em transmissões esportivas da emissora, que durava 34 anos. Apenas o ex-árbitro Paulo Cesar de Oliveira continua na emissora e a tendência é participar mais dos programas esportivos.
A Central do Apito foi criada em 2018, no mesmo ano em que o VAR foi implementado no futebol brasileiro. O quadro era inserido no intervalo da transmissão da partida e em programas esportivos.