Palmeiras, Flamengo e Atlético/MG mostraram nessa primeira parte de 2023 que vivem situações diferentes dos demais clubes do futebol brasileiro e vão encarar mais uma final de estadual.
Para o Galo, que quer o tetracampeonato do Mineiro, será a 17ª vez, consecutiva, que a equipe vai estar na decisão da competição. Já o Rubro-Negro tem a sua quinta final de Carioca pela frente e o Alviverde, a quarta de Paulistão.
O time de Eduardo Coudet terá pela frente o América-MG, que despachou o Cruzeiro na outra semifinal. Enquanto isso, os comandados de Vitor Pereira se preparam para mais um clássico Fla-Flu. Por fim, Abel Ferreira, o técnico mais longevo do país, vai enfrentar o surpreendente Água Santa.
Ao total, o Galo é o maior campeão do estadual com 47 títulos. O mesmo se repete para o Fla, que soma 37 conquistas. Já o Palmeiras é o segundo maior vencedor do Paulista, com 24, ficando atrás apenas do Corinthians, que levantou o troféu 30 vezes.
Outros clubes que também atingiram hegemonias estaduais
Outro clube que pode chegar a um número expressivo é o Grêmio. O Tricolor chegou nas últimas cinco finais de Campeonato Gaúcho, e venceu todas. Caso consiga repetir o feito em 2023 será a sexta final. Para isso, precisa reverter a derrota por 2 a 1 para o Ypiranga, no duelo de ida da semifinal do torneio.
Mais um que está no páreo é o Fortaleza. O Leão do Pici chegou nas últimas seis decisões de estadual, todas contra o Ceará, com apenas uma derrota, em 2018. Em 2023, a final será novamente um Clássico-Rei.
Por fim, um último time que vem dominando o cenário estadual é o Cuiabá. O Dourado é o grande favorito para chegar a sua 11ª final nos últimos 13 anos.
Desde 2011, apenas em 2016 e em 2020 que o clube da capital não chegou a decisão.