O técnico da moda no futebol brasileiro é Fernando Diniz, do Fluminense. Após um período em que os técnicos estrangeiros estavam mais valorizados que os daqui, o ‘Dinizismo’, como ficou conhecido o estilo de jogo do técnico do Tricolor Carioca, caiu nas graças dos torcedores, jogadores e jornalistas esportivos.
Mas sempre que o trabalho de Fernando Diniz é elogiado, um questionamento vem à tona: ‘E os títulos? Ele jamais conquistou taças de relevância’. Que faltam à Diniz grandes conquistas, isso é inegável. Mas a ausência de uma taça de maior importância não diminui a qualidade e coragem do trabalho desempenhado pelo ex-jogador.
Mas Fernando Diniz não é o único técnico badalado do futebol brasileiro que jamais conquistou um título importante na carreira. Além dele, são diversos outros “professores” que buscam também levantar a primeira taça.
Separamos outros técnicos que já bateram na trave e que ainda buscam levantar taças, além de outros recém-chegados ao futebol nacional. Confira:
Fernando Diniz – Como treinador, bateu na trave até o momento, conquistando apenas a Taça Guanabara 2023.
Fernando Lázaro – Atualmente no comando do Corinthians, quando foi contratado em novembro de 2022, o jovem treinador busca seu primeiro título na carreira.
Odair Hellmann – O comandante do Santos tem no currículo apenas só Taça Rio, conquistada pelo Fluminense, em 2020.
Maurício Barbieri – O técnico do Vasco, que chegou ao clube no final da temporada passada, ainda não conquistou títulos expressivos.
Jorginho – Como treinador não tem títulos de Série A. Venceu o Campeonato Brasileiro da Série B com a Portuguesa, em 2011.
Lisca – O técnico conquistou o Campeonato Gaúcho na Segunda Divisão em 2009, pelo Porto Alegre. Ainda busca seu título na elite.
Eduardo Barroca – O treinador de 40 anos ainda não conquistou títulos na carreira.
Paulo Turra – Como treinador ainda não conquistou títulos, mas tem no currículo, como auxiliar técnico, o Campeonato Brasileiro de 2018, pelo Palmeiras.
Antonio Carlos Zago – Venceu a Série B do Brasileiro em 2019 pelo Red Bull Bragantino, mas ainda não tem no currículo um título de competição de elite.
Vítor Pereira – No futebol brasileiro desde 2022, quando chegou para comandar o Corinthians, ainda não conseguiu conquistar títulos. Teve chances em 2023 no Flamengo, mas bateu na trave em todas as oportunidades.
Eduardo Coudet – Chegou ao Atlético-MG no final de 2022, e vai disputar sua primeira final de Estadual em 2023.
Luís Castro – No Botafogo desde 2022, o técnico ainda não conquistou títulos.
Ivo Vieira – Recém-chegado ao futebol brasileiro, o português já disputará logo a Série A no comando do Cuiabá.