Conheça a história do Palmeiras

Descubra a história do Palmeiras, um dos clubes mais vitoriosos da história do futebol brasileiro

O maior vencedor nacional. Esta é a melhor maneira de iniciar um artigo contando a história do Palmeiras, um clube que já conquistou diversos títulos importantes em diferentes épocas de sua trajetória no esporte. 

O Verdão é um dos maiores clubes do Brasil, sua reputação é conhecida por todos os cantos de nosso país. Mas você sabia que a história do Palmeiras teve que ser drasticamente alterada? 

Pois é, o Alviverde paulista já teve outras cores e até mesmo outro nome em sua história, mas um acontecimento histórico que teve influência em todo o mundo obrigou o antigo clube paulista a mudar tudo que conheciam. 

Conheça agora a história do Palmeiras, o maior campeão nacional.

Fundação do Palestra Itália 

O começo do Verdão paulista não foi com o nome de Palmeiras, mas sim como Società Sportiva Palestra Itália. Essa história começou lá em meados do século XX, mais precisamente em 1914.

Na época, dois times italianos fizeram uma excursão aqui no Brasil, o Torino e o Pro-Vercelli. A grande massa da colônia italiana se sentiu impulsionada após acompanhar de perto os clubes italianos e decidiram fundar um clube aqui em São Paulo

Após os times italianos voltarem para a Europa, os jovens Luigi Cervo, Luigi Marzo, Vincenzo Ragognetti e Ezequiel Simone divulgaram através de um jornal, pertencente a própria colônia italiana, um convite para as pessoas que estivessem interessadas na fundação de um clube representante da colônia. 

Após algumas reuniões da associação, o dia 26 de agosto de 1914 ficou marcado na história do esporte como o nascimento da Società Sportiva Palestra Itália. O nome “Palestra”, na tradução do italiano para o português, significa “academia”. 

Na época, existiam outros clubes brasileiros que tinham suas origens vindas da Itália, entretanto, nada foi tão grande quando a criação do Palestra Itália, que aumentou ainda mais quando a própria Itália começou a se unificar. 

A principal missão do Palestra era unificar todas as colônias italianas localizadas em São Paulo, possibilitando assim um clube de origens da Itália a brigar com outros grandes clubes do estado. 

Por conta disso, o Palestra Itália fez diferente dos outros clubes recém criados. Ao invés de já procurar disputar a sua primeira partida no começo de sua história, o clube preferiu treinar por meses, a fim de encontrar os melhores jogadores e ter um time bem treinado para sua estreia.

Porém, pouco depois de se consolidar e iniciar as suas atividades no futebol, o clube já precisou encarar um enorme desafio que quase obrigou o Palestra Itália a encerrar suas atividades prematuramente. 

Enquanto o time da colônia italiana dava seus primeiros passos, a Europa tinha acabado de iniciar um de seus períodos mais sombrios da história após o assasinato de Francisco Ferdinando e Sofia, herdeiros do trono Austro-Húngaro.

Diversos membros do clube Palestra Itália foram convocados para lutar na guerra, deixando assim o clube com pouquíssimos membros ativos. 

A primeira partida da história do Palestra foi em 24 de janeiro de 1915, seu adversário foi o Savóia, o amistoso terminou com a melhor dos italianos pelo placar de 2 a 0. 

O Decreto de Getúlio Vargas 

Superadas as primeiras barreiras da história, o Palestra Itália seguia firme e forte, já estava disputando os campeonatos estaduais e já havia conquistado seus primeiros títulos. Tudo parecia ir bem para a colônia italiana no Brasil, pelo menos até o começo de 1942.

Mais uma vez, outro acontecimento histórico veio a intervir no clube e, dessa vez, teve grande influência na vida da equipe. Aconteceu a Segunda Guerra Mundial.

A maior guerra da história de nosso planeta começou em 1939, com a invasão alemã no território polonês, entretanto, a guerra chegou ao Brasil somente em 1942.

Getúlio Vargas, até então, presidente do Brasil, se uniu aos Estados Unidos contra o Eixo, aliança entre Alemanha, Japão e Itália. No dia 30 de janeiro de 1942, Getúlio divulgou um Decreto-lei em que proibia qualquer relação com um dos países do Eixo no Brasil.

Isso foi um enorme problema para o Palestra Itália, já que o clube claramente tinha ligação com suas origens italianas.

Início da história do Palmeiras

Dias após o decreto, diversos clubes de origem europeia foram obrigados a se tornarem exclusivos do Brasil. A resolução que o Palestra encontrou foi retirar a cor vermelha de seu escudo e se tornar completamente alviverde. 

Além disso, o nome Palestra Itália teve que ser completamente alterado. O nome Palmeiras surgiu como opção e foi adotado pelos italianos.

O nome era uma forma de homenagear um clube amigo que já estava inativo. Existem boatos de que o nome também foi adotado pois representava uma árvore típica do Brasil, a Palmeira. 

Deste dia em diante, o Palestra Itália morreu e nasceu o Palmeiras. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o clube voltou a se identificar com suas raízes italianas e, como é até hoje, responde pelo apelido Palestra Itália.

Conquistas e títulos do Verdão 

A história de títulos do Palmeiras é extensa e invejável para muitos outros clubes do Brasil. Na trajetória do clube, quase todos os torneios que disputou, o Verdão se consolidou campeão ao menos uma vez.

Pelo maior campeonato nacional, o Brasileirão, existem divergências sobre a quantidade de títulos conquistados, mas a realidade é que o Alviverde paulista é o maior campeão do campeonato, com 11 conquistas. 

Além disso, o clube conta com mais quatro Copas do Brasil e uma Supercopa do Brasil. Olhando para o âmbito internacional, a galeria de títulos continua aumentando. 

A história do Palmeiras conta com um tricampeonato da Libertadores da América e uma Recopa Sul-americana