Se tem um treinador que sabe lidar com o ego dos jogadores, com o imediatismo dos torcedores, cobrança da diretoria e pressão da imprensa, este é Pep Guardiola. Multi-campeão e considerado por muitos o melhor treinador do mundo, ele levou, digamos, uma invertida do técnico Luciano Spalletti, do Napoli, da Itália, que se mostrou tão malandro quanto o comandante do Manchester City, da Inglaterra. Entenda!
Isso porque, os elogios de Pep Guardiola ao Napoli de Spalletti não foram bem recebidos ppelo comandante da equipe italiana. Depois da classificação do clube italiano para as quartas de final da Champions League, o comandante napoletano menosprezou a declaração do espanhol de que o líder do Campeonato Italiano seria o melhor time da Europa na temporada.
“O que sinto em relação a isso? Nada. Orgulhoso? Não. Conheço bem esses jogos psicológicos que todos fazem para jogar a pressão nos outros. Sério que vamos colocar o Napoli à frente do Manchester City? Eles gastam 900 milhões de euros; e nós, 9 milhões. Isso quer dizer alguma coisa, não? É um joguinho para mexer conosco e para poderem nos derrubar”, afirmou Spalletti, sem papas na língua.
O que Guardiola falou sobre o Napoli?
Pep Guardiola fez os elogios ao Napoli depois de o Manchester City golear o RB Leipzig por 7 a 0 pelas oitavas de final da Champions League:
“O Napoli é talvez o melhor time da Europa nesta temporada. Em termos de estilo de jogo, estão perto do Arsenal”, afirmou na ocasião.
Além de classificado para as quartas da Champions League, o Napoli é líder do Campeonato Italiano com 18 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, a Inter de Milão. O Manchester City também está entre os oito melhores da competição europeia e ocupa a vice-liderança da Premier League, cinco pontos atrás do Arsenal.
Os dois clubes podem se enfrentar na próxima fase da Liga dos Campeões. Um sorteio nesta sexta-feira, às 8h (horário de Brasília), em Nyon, na Suíça, vai definir os confrontos das quartas de final e o chaveamento até a decisão em Istambul.