Nesta semana, a Fifa definiu o novo formato do Mundial de Clubes. Com isso, Palmeiras, Flamengo e outras sete equipes já garantiram vaga na competição em 2025.
Ao total, 32 times irão participar desse ‘novo’ Mundial, que vai ocorrer a cada quatro anos, assim como a Copa do Mundo de seleções. A América do Sul terá seis vagas, enquanto a Uefa pode enviar 12 equipes. Já África e Ásia terão quatro participantes cada e, por fim, a Oceania e o país-sede apenas uma.
Quase todos os campeões das principais competições continentais terão vaga garantida. Apenas a OFC que irá definir seu representante pelos resultados dos últimos anos da Liga dos Campeões de lá. Os vencedores da Libertadores de 2023 e 2024 terão vaga, por exemplo.
Com Palmeiras e Flamengo, confira os nove classificados para o novo Mundial
- Al Hilal (Arábia Saudita) – Campeão da Liga dos Campeões da Ásia 2021
- Al Ahly (Egito) – Campeão da Liga dos Campeões da África 2020/21
- Wydad Casablanca (Marrocos) – Campeão da Liga dos Campeões da África 2021/22
- Monterrey (México) – Campeão da Liga dos Campeões da Concacaf 2021
- Seattle Sounders (Estados Unidos) – Campeão da Liga dos Campeões da Concacaf 2022
- Palmeiras (Brasil) – Campeão da Copa Libertadores 2021
- Flamengo (Brasil) – Campeão da Copa Libertadores 2022
- Chelsea (Inglaterra) – Campeão da Liga dos Campeões da Europa 2020/21
- Real Madrid (Espanha) – Campeão da Liga dos Campeões da Europa 2021/22.
Por fim, o Mundial de 2023, que está previsto para acontecer de 12 a 22 de dezembro, na Arábia Saudita, será o último a ter sete participantes. Apesar disso, a Fifa planeja manter uma outra competição apenas para os campeões da última edição de suas competições continentais. A entidade ainda não deu mais detalhes sobre como será esse torneio.