A má fase atual do Flamengo – que perdeu recentemente a Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana, caiu nas semifinais do Mundial de Clubes e perdeu a Taça Guanabara (primeiro turno do Cariocão) para o Fluminense – não foi o suficiente para ofuscar os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores da América em 2022 durante a tradicional premiação “Rei da América”, promovida pelo jornal uruguaio “El País”, que coroa os melhores jogadores da América do Sul na temporada.
Nomeado o melhor jogador do continente em 2022, o atacante Pedro, do Flamengo, recebeu 68 dos 218 votos. Seu companheiro de clube, o uruguaio Arrascaeta, ficou em segundo lugar, com 64 votos. Campeão mundial com a Argentina no Catar, o atacante Julián Álvarez, ex-River Plate e que atualmente defende o Manchester City, da Inglaterra, que somou 34 indicações.
Lautaro Díaz, (CA Estudiantes, Independiente del Valle) também recebeu dois votos. Todos os demais jogadores indicados, incluindo Dudu e Gustavo Scarpa, receberam apenas um voto.
O 2022 de Pedro, o novo ‘Rei da América’
Artilheiro (12 gols) e campeão da Libertadores em 2022, Pedro foi um dos principais nomes do Flamengo e do futebol continental na última temporada. Ao todo, o centroavante disputou 59 jogos e participou diretamente de 36 gols, com 29 tentos e sete assistências. Ele também conquistou a Copa do Brasil com o Flamengo.
Vale mencionar que o goleador ainda foi lembrado pelo técnico Tite para compor o elenco da seleção brasileira durante a disputa da Copa do Mundo Catar 2022. Pedro desbancou o companheiro de equipe Gabigol, que ficou de fora da lista, e fez companhia a Everton Ribeiro, outro rubro-negro que participou da Copa do Mundo.
Veja abaixo os dez melhores da América:
1- Pedro (Flamengo)
2- Arrascaeta (Flamengo)
3- Júlian Álvarez (River Plater)
4- Gabigol (Flamengo)
5- Enzo Fernández (River Plate)
6- Luís Suárez (Nacional-URU – atualmente no Grêmio)
7- Germán Cano (Fluminense)
8- Éverton Ribeiro (Flamengo)
9- Gustavo Gómez (Palmeiras)
10- Raphael Veiga (Palmeiras)