Após a Fifa anunciar o novo formato de disputa da Copa do Mundo a partir do Mundial de 2026, que será sediado por Estados Unidos, Canadá e México, com 48 seleções e 104 jogos – um aumento de sete para oito jogos aos finalistas, no que pode ser considerada a mais significativa mudança no principal torneio de futebol do planeta, também anunciou mais novidades importantes, como seu calendário até o ano de 2030.
Também houve mudança nas janelas interacionais, períodos em que as seleções se reúnem e os clubes são obrigados a liberar os jogadores convocados – sob pena de punição esportiva. A principal delas vai estrear após a Copa do Mundo de 2026: uma super data Fifa de 16 dias, entre o final de setembro e o começo de outubro. O período permitirá a realização de quatro jogos entre seleções.
Essa janela vai substituir outras duas – uma em setembro e outra em outubro – de nove dias cada uma, nas quais era possível disputar duas partidas, que continuam no calendário até 2025. As demais janelas continuam como antes: março, junho e novembro.
Como fica o Brasileirão com as mudanças anunciadas pela Fifa
Até 2022, o Campeonato Brasileiro não era interrompido pelas janelas internacionais, como acontece na Europa, por exemplo, onde os clubes nem sequer cogitam a possibilidade de fazer jogos oficiais sem seus principais jogadores.
No Brasil o impacto de tal medida é incerto. Existem movimentos que pretendem criar uma liga de clubes para organizar o campeonato brasileiro a partir de 2025. Uma das premissas é reformar o calendário e respeitar as janelas internacionais.
Os dias exatos de cada data Fifa serão publicados nos próximos dias. O que não vai impedir que em algum momento de 2028 ou 2029 alguém no futebol reclame de um jogador convocado numa data que já é conhecida desde 2023.
Copa do Mundo já tem data da final, mas não da abertura
Com o inchaço da Copa do Mundo – em número de participantes e de jogos – a Fifa já decidiu quando será a final: 19 de julho, um domingo, mas ainda não definiu a abertura. Isso porque a entidade, junto com o comitê organizador, precisa alocar os novos jogos que foram criados com a mudança no formato para 12 grupos de quatro times.
A projeção da própria Fifa é que a Copa tenha pelo menos uma semana a mais do que no formato que acaba de ser abandonado, com 32 times: algo entre 37 e 40 dias.
O que já está definido é quando os jogadores convocados devem se apresentar às suas seleções: 25 de maio, uma segunda-feira, dia seguinte à última rodada dos campeonatos nacionais. Exceções serão permitidas para jogadores que atuam em decisões de torneios continentais de clubes (leia-se Champions League) no dia 30 de maio, um sábado.