Manhã de novidades anunciadas pela Fifa. Depois de detalhar o formato da próxima Copa do Mundo em 2026, a entidade máxima do futebol também trouxe detalhes do novo Mundial de Clubes, previsto para acontecer em 2025. E os detalhes animaram duas das maiores torcidas do nosso futebol.
O novo Mundial será disputado por 32 times. Além disso, a Fifa definiu que os campeões continentais de 2021 e 2022 terão vaga garantida no novo torneio. Com isso, o Palmeiras campeão da Libertadores em 2021 e o Flamengo que conquistou a América em 2022, estarão na disputa.
Lembrando que o novo Mundial ainda não tem sede definida. A competição será disputada como uma Copa do Mundo, ou seja, de quatro em quatro anos. A próxima edição ainda será disputada no formato atual, com sete clubes, o torneio vai acontecer no fim do ano, de 12 a 22 de dezembro, este modelo não está confirmado para 2024.
Distribuição de vagas para o novo Mundial de Clubes
Em fevereiro, a Fifa por unanimidade aprovou o número de vagas para cada continente no novo mundial. Serão 12 vagas para a Europa, 6 vagas para a América do Sul, 4 vagas para a América do Norte, Central e Caribe, 4 vagas para a África, 4 para Ásia, 1 para a Oceania e 1 vaga destinada ao país-sede do torneio.
A Conmebol tem direito a 6 vagas, dessas seis vagas, quatro serão preenchidas pelos campeões da Libertadores de 2021 a 2024, garantindo automaticamente Palmeiras e Flamengo. As outras duas vagas ainda não têm confirmação de como serão distribuídas.
Em relação a Uefa com os clubes europeus, as vagas serão para os campeões da Champions League entre 2021 e 2025, com isso o Chelsea campeão em 2021 e Real Madrid em 2022 estão garantidos. As outras vagas para o continente serão decididas pelo ranking do continente.