Saiba qual clube espanhol o dono do PSG quer comprar

Dinheiro não é problema para Nasser Al-Khelaïfi, dono do Qatar Sports Investments e do Paris Saint-Germain (PSG). Além de despejar um ‘caminhão’ de dinheiro para adquirir o clube francês, ainda gastou uma quantia exorbitante para contratar Neymar, manter Mbappé e, mais recentemente, contratar o craque Lionel Messi. Agora, Nasser Al-Khelaïfi negocia a compra de mais um clube no futebol europeu: o tradicional Málaga, da Espanha.

A informação é do jornalista espanhol Juanma Castaño, do podcast ‘El Partidazo de Cope’. Para a negociação sair, o atual dono do Málaga precisa se resolver com a justiça. O sheik Al Thani perdeu o controle do clube em fevereiro de 2020, por administração desleal e outras violações.

Al Thani precisará depositar 9 milhões de euros (R$ 50 milhões na cotação atual) para retomar o controle de 51% das ações do Málaga. Após esse procedimento, poderá vender o clube à empresa de Al-Khelaïfi.

Outros investimentos do dono do PSG no futebol

O Qatar Sports Investments não tem participação apenas na gestão do PSG. O grupo tem 22% das ações do clube português Braga.

Al-Khelaïfi também negocia outra grande movimentação financeira: a compra do Stade de France. O atual contrato de gestão da arena vai até junho de 2025. Com a aquisição, o PSG poderia deixar o Parc des Princes.

A interminável crise do Málaga, da Espanha

Há dez anos, o time esteve a poucos minutos de uma vaga na semifinal da Liga dos Campeões da Europa (Champions League). Hoje, a equipe está na antepenúltima posição da segunda divisão espanhola.

O Málaga entrou em declínio após a temporada 2012-13. O forte investimento dos primeiros anos da gestão Al Thani cessou e o rendimento dentro dos gramados caiu. A equipe foi rebaixada à segunda divisão em 2018 e não conseguiu mais sair de lá desde então.