Não pegou bem para o Oscar não ter citado Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, na tradicional homenagem “in memorian” realizada durante a cerimônia na noite do último domingo (12). Internautas chamaram atenção para um detalhe na tradicional homenagem: o Rei Pelé não foi incluído entre os nomes de personalidades do cinema que faleceram no último ano. Sua foto aparece apenas no site criado pela Academia do Oscar.
“Sem querer ser bairrista, mas faltou o Pelé no momento ‘in memorian’ do Oscar”, disse um jornalista no Twitter.
Para outro internauta o fato de Pelé não ter sido homenageado durante a cerimônia foi algo ‘imperdoável’: “Não terem lembrado do Pelé no Oscar é imperdoável”, decretou.
Pelé, Rei do Futebol, também brilhou nas telonas
A primeira aparição de Pelé nos cinemas aconteceu em 1962, aos 22 anos, quando o jogador fez uma aparição no filme “O Rei Pelé”, que contava detalhes de sua trajetória. O astro do futebol também teve uma participação no cinema em 1981 quando contracenou com Sylvester Stallone no filme “Fuga para a Vitória”. O rei do futebol também foi até o Festival de Cannes no período de divulgação do longa.
No site da Academia existe um espaço dedicado a homenagear artistas e cineastas que morreram em 2022 e 2023 e entre os nomes conhecidos do cinema, podemos ver a foto do Rei Pelé.
Pelé faleceu no dia 29 de dezembro de 2022 aos 82 anos em decorrência de um câncer de intestino. O rei do futebol passou quase um mês internado recebendo cuidados paliativos depois que seu organismo parou de responder aos tratamentos.