Entenda como o Bragantino complicou a vida do Corinthians na Copa do Brasil

A eliminação precoce do Corinthians nas quartas de final do Campeonato Paulista para o Ituano, nos pênaltis, trouxe reflexos negativos além do âmbito estadual. O fracasso no Paulistão pode gerar dificuldades para o Timão na Copa do Brasil 2024. Isso porque, neste momento o Corinthians está fora da zona de classificação da Copa do Brasil de 2024.

Segundo o novo regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), apenas os cinco melhores do Paulistão se classificam para a competição nacional do ano seguinte. Há, ainda, uma sexta vaga, para o ganhador da Copa Paulista.

Com a vitória do Red Bull Bragantino sobre o Botafogo-SP, em outro jogo das quartas, o Timão está na sexta colocação da tabela e, portanto, fora das cinco primeiras posições.

No entanto, durante a atual temporada há outras formas de conquistar a classificação para a Copa do Brasil: se vencer a atual edição, que está na segunda fase ainda, ou se se classificar para a Libertadores de 2024.

Assim, o Timão precisa ficar entre os primeiros colocados no Campeonato Brasileiro da atual temporada para conquistar as vagas – da Libertadores e da Copa do Brasil.

Queda precoce no Paulistão traz reflexos na Copa do Brasil

O Corinthians foi surpreendido na tarde deste domingo (12), quando o Ituano, o pior entre os classificados às quartas do Campeonato Paulista, conseguiu uma vaga para a semifinal em plena Neo Química Arena nos pênaltis após 1 a 1 no tempo normal.

Os gols foram marcados no primeiro tempo, o primeiro por Raí Ramos, em um belo chute que ainda contou com falha de Cássio, e o empate com Paulinho, de cabeça.

Fábio Santos, exímio cobrador, parou em Jefferson Paulino, mas Raí mandou na trave na quarta cobrança. Nas alternadas, Fagner e Gil perderam. Antes, Cássio havia defendido o chute de Mário Sérgio.

Agora, o time aguardará o início do Campeonato Brasileiro e da fase de grupos da Libertadores, ambos no início de abril, assim como o sorteio da Copa do Brasil em breve, na qual a equipe comandada por Fernando Lázaro entrará na terceira fase da competição.