História do São Paulo Futebol Clube

Conheça agora mesmo a trajetória de um dos maiores clubes do Brasil, veja a história do São Paulo

Um clube de grande tradição no futebol, sua reputação é conhecida em todos os lugares do mundo e já foi considerado o melhor time brasileiro. É claro que estamos falando da história do São Paulo, o grande Tricolor paulista.

O Clube da Fé tem suas origens na capital paulista, seus primeiros anos foram repletos de desafios financeiros que quase obrigaram o clube a fechar as suas portas. 

Mas assim como todo grande clube, o São Paulo se recuperou e continuou a construir seu caminho majestoso na história do esporte. 

Ao longo de sua história, diversos craques passaram pelo campo do Morumbi representando as três cores do clube. Jogadores como Raí, Zetti, Cafu, Lugano, Rogério Ceni e muitos outros já fizeram parte da história do São Paulo

Um detalhe que vale a pena ser lembrado é que, o Tricolor paulista foi o clube brasileiro que revelou, até então, o último jogador brasileior bola de ouro, o meio-campista Kaká. 

A história do São Paulo em relação a conquistas não deixa a desejar, o clube se tornou um dos maiores vencedores de todo o país, além de se tornar a primeira equipe brasileira a vencer a Libertadores três vezes. 

Em 2030, o clube irá completar o seu aniversário de centenário, um momento único para uma associação que fez história no futebol mundial. 

Sem mais delongas, veja agora os grandes momentos da história do São Paulo, um dos maiores clubes do futebol brasileiro.

Fundação e origem do nome do São Paulo

O curioso do nascimento do São Paulo é que seu surgimento foi decorrência de uma série de fatores que, consequentemente, levaram a criação de um dos maiores clubes do país.

Tudo começou nos anos 20. Na época, os times de futebol só eram formados por membros da elite do país, sendo a maioria ingleses ou alemães.

Dessa forma, aqueles que não fossem de tal nível social, eram proibidos de praticar o esporte, entretanto, alguns clubes lutavam para quebrar este padrão, um deles era o Club Athletico Paulistano.

O clube tinha o orgulho de ser uma fundação completamente brasileira e negava o profissionalismo, para eles, o atleta tinha que se dispor a jogar pelo clube por amor.

O CA Paulistano então criou uma liga, seguindo os suas ideias do que seria o futebol, entretanto, o fracasso veio rapidamente por conta da elite ter condições melhores e a CDB não reconhecer o torneio.

Esse foi um balde de água fria para o clube que decidiu fechar as suas portas, porém, alguns ex-membros não concordavam com o encerramento das atividades.

De forma conjunta com outro clube, a Associação Athletica das Palmeiras, os membros de ambas as equipes decidiram então unificar os clubes para criar um grande representante paulista, e assim surgiu o Glorioso.

A história do São Paulo começou em janeiro de 1930, o clube foi fundado no mesmo dia em que é comemorado o aniversário do Estado de São Paulo, 25 de janeiro. 

O nome e as cores do clube, como é destacado nas atas do clube, foram escolhidas como forma de representar e homenagear o estado paulista, tanto pelo nome quanto pelas cores, que são as mesmas da bandeira paulistana. 

Os primeiros anos de história do São Paulo

As ambições do clube recém formado eram bem grandes, a diretoria queria que o clube fosse capaz de superar os já estabelecidos clubes da elite, e para isso foi feito muitos investimentos. 

Os primeiros cinco anos de história do São Paulo foram complicados, as contas não batiam e o dinheiro ia ficando cada vez mais escasso, quando nos primeiros meses de 1935, o clube foi à falência.

Este foi um dos anos mais complicados de sua história, um clube recém formado por outras duas equipes já estava sendo obrigado a encerrar suas atividades. 

Mas, em dezembro do mesmo ano, o Soberano conseguiu colocar as contas em dia e pode retornar às suas atividades, esse movimento ficou conhecido como a refundação do São Paulo. 

As maiores fases da história Tricolor paulista

Desde então, o clube foi capaz de viver fases fantásticas no esporte, como suas primeiras conquistas, glória eterna e até mesmo o primeiro lugar no mundo!

Veja agora os grandes momentos da história do São Paulo.

Década de 40 e Leônidas da Silva

A primeira grande fase do Clube da fé. Após fazer, até então, a contratação mais cara da história do futebol, Leônidas da Silva levou a equipe tricolor para seus primeiros anos vitoriosos.

Além disso, a época marcou o crescimento do time paulistano que era visto apenas como um clube mediano. 

O nascimento do Morumbi

Um dos estádios mais tradicionais da história do futebol brasileiro. O Estádio Cícero Pompeu Toledo, mais conhecido como Morumbi,  já foi palco de grandes partidas que marcaram gerações.

Sua inauguração foi em 1960 e acabou forçando o clube a abandonar a sua competitividade para focar em seu estádio. 

A escolha acabou resultando em um longo período sem títulos para o Tricolor, que ficou desde 1957 até 1970 sem saber o que era ser campeão.

Fim do Jejum nos anos 70 e primeira conquista nacional 

O retorno das glórias são paulinas veio na década de 70. A história do São Paulo voltou a colecionar títulos nos anos de 1970, 71 e 75, com o Campeonato Paulista, além de adicionar a primeira conquista nacional na sala de troféus: o Campeonato brasileiro de 1977.

A disputa final foi protagonizada contra o Atlético Mineiro, em pleno Mineirão. A partida foi levada para os pênaltis e terminou com o São Paulo conquistando a sua primeira, de muitas, taças do Campeonato Brasileiro. 

Libertadores e Mundial de 92 e 93

No começo dos anos 90, o São Paulo possuía um dos melhores times não só do Brasil, mas sim de todo o continente. Essa afirmação ficou ainda mais evidente após a conquista de um Bicampeonato seguido da Libertadores, título inédito na história do São Paulo.

Como de costume, o campeão da Libertadores disputa o mundial de clubes representando a América do Sul, e o São Paulo fez isso com maestria. 

O Soberano foi capaz de superar o gigante espanhol, Barcelona, em sua estreia na competição e o principal italiano, Milan, na sua segunda vez no torneio. 

Em ambas as ocasiões, o São Paulo se consagrou campeão, igualando assim o feito do Santos de Pelé, mas a história não terminou por aí! 

Soberano de 2005 à 2008

A fase em que todos tinham medo do São Paulo, não existia um adversário que não temesse entrar no caminho do Tricolor paulista. 

Em 2005, o Clube da Fé conquistou um feito histórico se tornando o primeiro brasileiro tricampeão da Libertadores. 

Além disso, o feito ficou ainda maior quando o Soberano superou o Liverpool, aquele que fez a “virada de Istambul”, na grande decisão, se tornando assim o primeiro e único brasileiro tricampeão mundial.

Nos anos seguintes, o São Paulo não conseguiu repetir a dose, entretanto, sua força sobrou no Campeonato Brasileiro, conquistado o primeiro tricampeonato seguido na era dos pontos corridos. 

É de se notar que a história do São Paulo sempre caminhou junto com as grandes conquistas e que sempre estará em rumo a glória eterna.