História do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Relembra a trajetória completa de um dos maiores clubes do Sul do Brasil, veja a história do Grêmio

Quando você escuta o nome do Grêmio, qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça? Essa pergunta possui diversas respostas, mas se você perguntar para um torcedor gremista, uma das respostas, com certeza, será a bela história do Grêmio. 

Um clube que veio do Sul do Brasil e dominou conquistou toda a América três vezes, uma tarefa nada fácil para um clube de futebol. O tricolor gaúcho é um dos times mais reconhecidos internacionalmente e já contou com grandes estrelas em seu elenco.

Paulo Nunes, Danrlei e Renato Gaúcho. Esses são alguns nomes que fazem parte da história do Grêmio, o último é talvez o maior nome do clube, já que foi o único a conquistar uma Libertadores como jogador e como técnico do Imortal. 

Existem muitos outros nomes marcados na história do Grêmio, mas você sabe como que o clube surgiu e como chegou no topo do futebol nacional? 

Veja agora a história do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, clube de grande tradição no Brasil. 

A fundação do Grêmio 

No início do século XX, o Brasil conheceu seus primeiros fundadores do futebol no país. Clubes como Rio Grande, Ponte Preta, Fluminense e Grêmio plantaram as sementes do esporte em nossas terras.

Apesar do Imortal ser um clube gaúcho, os primeiros passos para a sua fundação foram dados por um paulista. Cândido Dias da Silva já trabalhava a um tempo na região de Porto Alegre com a ideia de formar um clube de futebol. 

Na mesma época em que Cândido planejava criar um time, surgiu na capital gaúcha um clube chamado Sport Clube Rio Grande. O time era composto por colônias de ingleses e alemães.

No dia 7 de setembro de 1903, o Rio Grande foi convocado para fazer uma exibição na cidade. Durante o evento, a bola dos ingleses murchou e impediu a continuação do treino.

Cândido, que estava com sua bola de baixo do braço, rapidamente emprestou a sua bola aos jogadores para que a demonstração fosse finalizada. Como forma de agradecimento, os atletas conversaram e tiraram todas as dúvidas de Cândido sobre como iniciar um clube de futebol. 

Uma semana depois, trinta e dois rapazes se reuniram em um restaurante de hotel. O dia 15 de setembro de 1903 ficou marcado na história do futebol como o dia em que nasceu o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. 

A escolha do nome Grêmio e seus primeiros passos

A história do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense já começou com uma partida que valia título. O primeiro adversário da história do Imortal foi o Fuss-Ball Club Porto Alegre, que por coincidência foi fundado no mesmo dia que o Grêmio. 

A partida foi válida pela Taça Wanderpreis e teve o Imortal como campeão, que venceu a partida por 1 a 0. Este foi o primeiro título da história do Grêmio, façanha que deu o primeiro passo para uma trajetória vitoriosa. 

 O nome do Tricolor gaúcho é bem diferente dos outros clubes brasileiros, mas isso é fácil de ser explicado.

Apesar de seu grande fundador ser um paulistano, as colônias inglesas e, principalmente, alemãs eram bem fortes na região sul do Brasil. Isso fez com que no momento da escolha de nome, as opções fossem algo mais em torno do alemão. 

No ano seguinte de sua criação, o Imortal adquiriu seu um terreno e construiu seu primeiro estádio da história, a Baixada dos Moinhos de Vento. O estádio não foi só importante para a trajetória do clube, a arena foi a primeira da história do Rio Grande do Sul. 

O espaço foi comprado por 10 contos de réis e foi inaugurado no dia 4 de agosto. A Baixada dos Moinhos de Vento foi a casa do Grêmio durante 50 anos, até a vinda do Estádio Olímpico. 

O primeiro Gre-Nal da história do Grêmio

Como todo grande time, o Grêmio tem um grande rival em sua história, o Internacional. O duelo tem nome e sobrenome que é conhecido por todo o Brasil, o Gre-Nal

Com menos de 10 anos de existência, o Imortal se tornou a grande referência do futebol de Porto Alegre. Em 1909, surgiu outro clube no estado que era composto por atletas que não conseguiram entrar no Grêmio.

A primeira partida foi um marco histórico não só pelo jogo, mas também pelos bastidores. Logo no primeiro ano de sua trajetória, o Internacional desafiou o Grêmio para uma partida.

O Imortal, que já era um clube consolidado, topou o desafio, desde pudesse utilizar seus jogadores reservas ao invés dos titulares. O Internacional não gostou da condição e recusou a proposta.

Então, o Tricolor gaúcho aceitou utilizar seus principais jogadores e não tiveram misericórdia do seu adversário. 

O placar final foi uma goleada incrível de 10 a 0, detalhe que o goleiro do Imortal passou a partida inteira conversando com os torcedores na arquibancada, já que o Internacional não conseguia passar do meio de campo. 

Trajetória vitoriosa do Imortal

Desde seu começo, a história do Grêmio sempre foi ligada com grandes vitórias e conquistas. O clube já venceu amistosos internacionais contra grandes seleções como Argentina e Uruguai. 

Além disso, sua sala de troféus é repleta de conquistas, tendo três Libertadores, um mundial de clubes e diversos títulos nacionais, como o Brasileirão, Campeonato Gaúcho e Copa do Brasil