A CONMEBOL definiu quais serão as sedes das finais da Libertadores e Copa Sul-Americana de 2023.
Nas redes sociais, o presidente da federação, Alejandro Domínguez anunciou que as finais vão ser no Rio de Janeiro e Montevidéu. O Maracanã recebe a final da Libertadores e o Estádio Nacional recebe a final da Sul-Americana.
— Por decisão do Conselho da CONMEBOL, a final da CONMEBOL Libertadores será realizada no Rio de Janeiro no estádio do Maracanã e a final da CONMEBOL Sul-Americana em Montevidéu. Duas partidas únicas que nos inspiram a Acreditar Sempre neste 2023!
Não será a primeira vez. Em 2020 a segunda decisão em jogo único foi no estádio carioca. O Palmeiras venceu o jogo, no entanto, não havia uma grande lotação por conta das restrições de Covid-19.
Já o estádio uruguaio recebeu a final entre Palmeiras e Flamengo, vencida pelo verdão com gol de Deyverson no final da prorrogação.
Em 2019 a primeira vez a final aconteceu em Lima, no Peru. O Mengão venceu o River Plate em jogo histórico com dois gols de Gabigol; e no ano passado a partida decisiva rolou em Guaiaquil, no Equador que também foi vencida pelo Flamengo.
Veja o anúncio da CONMEBOL
Já na Sul-Americana teve quatro finais em jogo única. No Paraguai em 2019, duas vezes em Cordoba (2020 e 2022 )e uma vez também no Estádio Centenário em 2021.
Foram campeões nesse sistema: Independiente Del Valle (2x), Defensa y Justicia e Athletico Parananense.