Arena da Baixada: conheça a casa do Atlético-PR

Veja mais de um dos estádios mais modernos da América Latina que foi palco da Copa do Mundo de 2014

A Arena da Baixada é um dos estádios mais modernos do Brasil, que conta com mais de 100 anos de história e grandes momentos inesquecíveis para o torcedor do Furacão.

Se você é um apaixonado pelo futebol, a Arena da Baixada certamente deve estar na sua lista de estádios para visitar. A visita ao estádio permite conhecer toda a estrutura interna do estádio, incluindo arquibancada e, o que todo fã deseja, um passeio dentro do campo.

O Furacão Tour é uma excelente oportunidade para entender como funciona a arquitetura do único estádio da América Latina que possui um teto retrátil, vale a pena ressaltar que a Arena foi um dos estádios utilizados na Copa do Mundo Brasil 2014.

Para chegar na visita já sabendo mais sobre o estádio, veja a história da arena mais moderna do Brasil.

Imagem: Reprodução / UOL

A história da Arena da Baixada

No dia 06 de setembro de 1914, foi inaugurado o estádio que era conhecido por todos como Baixada da Água Verde, ali surgiu o palco do grande Athletico-PR. Somente no dia 20 de junho de 1999, o estádio que conhecemos hoje surgiu, a primeira versão da Arena da Baixada. 

O primeiro projeto do estádio começou a ser trabalhado em 1995, a pedido de Mario Celso Petraglia, presidente do clube na época, Foram dois anos de desenvolvimento, até que em 1997 a antiga Baixada da Água Verde recebeu uma atualização.

A primeira versão da Arena da Baixada surgiu com a promessa de ser um dos estádios mais modernos para a época, e essa expectativa foi cumprida com sucesso, a arena foi considerada a mais moderna da América Latina até 2007.

O rubro-negro paranaense viveu seus maiores momentos de glória. Foi neste estádio que o Athlético realizou a sua conquista do Brasileirão de 2001 e os vice-campeonatos do Brasileirão de 2004 e Libertadores de 2005.

A Arena da Baixada como conhecemos foi construída com a iniciativa de ser um dos estádios disponíveis para a Copa do Mundo de 2014, às construções tiveram dois anos antes.

Jogos históricos da Arena da Baixada 

Essa obra nos entregou a Arena da Baixada da forma que conhecemos hoje em dia, um estádio que já viveu grandes momentos na história do esporte, veja algumas a seguir.

Até então, o último jogo histórico que foi presenciado na Arena da Baixada. A partida foi válida pela semifinal da Libertadores de 2022 e contou com grandes emoções, tanto no jogo da ida quanto no jogo de volta.

O jogo da ida foi disputado na casa do Athletico, o resultado foi placar mínimo para os mandantes, que se classificaram para a grande decisão do torneio.

A partida foi repleta de tensão e disputas fortes, as coisas ficaram ainda mais complicadas para o Furacão após a expulsão de Hugo Moura, na metade do segundo tempo. Apesar disso, a equipe conseguiu sair do jogo com a vantagem. 

Ter o Boca Juniors como adversário não é uma tarefa fácil para nenhum clube, não importa a fase em que os argentinos se encontrem, eles sempre procuram proporcionar um jogo difícil, mas neste dia, o jogo difícil partiu do Atlético-PR.

O Furacão provou para os argentinos o porquê é chamado assim, foi uma partida em que a equipe de Curitiba tomou o controle das ações do começo ao fim da partida. 

Marco Rúben foi o carrasco da noite, marcando nada mais e nada menos do que três gols, garantindo assim uma vitória que certamente ficou marcada na memória dos torcedores rubro-negros. 

  • Athletico-PR 1X1 Junior Barranquilla

O primeiro título internacional do Furacão, acompanhado de grandes mudanças na instituição. A diretoria do Athletico-PR tomou uma decisão que surpreendeu todos os fãs de futebol, o nome e escudo do clube foram alterados, para o que conhecemos hoje, dias antes da grande decisão da Sul-americana.

Mudança que, pelo visto, trouxe sorte ao clube, o Athletico estava encarando um adversário cascudo que estava ansioso para conquistar o título, mas se os colombianos queriam aumentar a sua galeria internacional, os curitibanos desejam estreia-lá.

Em um jogo de lá e cá, onde ambas as equipes deram o seu melhor, o Athletico venceu a disputa de pênaltis e se sagrou campeão, pela primeira vez, de um torneio continental, uma emoção que todos os torcedores desejavam viver, e que tiveram o prazer de sentir dentro da Arena da Baixada.